Tom Cruise já estrelou filmes dos mais variados gêneros, embora atualmente esteja mais vinculado aos filmes de ação, como as franquias Missão Impossível e Top Gun. O que nem todos sabem é que ele inspirou um príncipe de clássico da Disney.
Aladdin resistiu ao teste do tempo com suas continuações lançadas diretamente para home video, o musical da Broadway e a adaptação em live-action de 2019.
Os personagens da animação e a trilha sonora divertida fazem os fãs quererem assistir o clássico da Disney repetidamente, mesmo que já tenham se passado 30 anos desde seu lançamento.
Mas de alguma forma, Cruise conseguiu se infiltrar no filme, como aponta o CBR.
Aladdin é um jovem de 18 anos, que vive nas ruas de Agrabah com seu companheiro macaco Abu. Ele se apaixona pela princesa Jasmine, depois que o casal se encontra pela primeira vez em um mercado lotado.
Com a ajuda do Gênio favorito de todos, Aladdin e Jasmine finalmente se casam em Aladdin e o Rei dos Ladrões.
Mas enquanto Aladdin vagamente foi adaptado do conto de As Mil e Uma Noites, as estrelas que inspiraram os dois protagonistas do filme são, na verdade, ambas de Nova York.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2022/08/aladdin-1200x764.jpg)
Tom Cruise inspirou Aladdin
Os produtores da Disney se inspiraram primeiro no protagonista de De Volta para o Futuro, Michael J. Fox, para criar seu protagonista masculino.
Mas de acordo com o The Herald News, o chefe do estúdio da Disney não estava convencido pelos esboços da Fox e ordenou aos artistas que tornassem Aladdin mais atraente para as mulheres. Com Fox fora da equação, a Disney teve que encontrar outra fonte de inspiração.
O documentário Diamond in the Rough: The Making of Aladdin traz uma visão dos bastidores do desenvolvimento de Aladdin.
Juntamente com entrevistas exclusivas com o elenco, o documentário também discutiu como Aladdin foi inspirado em Tom Cruise e Jasmine em Jennifer Connelly.
Glen Keane, um animador de Aladdin, falou ao The Los Angeles Times sobre a influência de Cruise no personagem-título depois de assistir Top Gun.
“Em todas as poses de Cruise, notei que havia uma confiança, um olhar nas sobrancelhas, que lhe dá intensidade e ao mesmo tempo um sorriso meio travesso como se ele tivesse algo na manga”, revelou.
Aladdin pode ser assistido por meio do Disney+.