
Quando George Lucas decidiu manter a praticidade no visual de Yoda em Star Wars: A Ameaça Fantasma, ele não imaginava o grande problema que causaria para a equipe de efeitos especiais.
Pensado para ver uma versão mais moderna daquilo que tínhamos visto na trilogia original, o boneco foi modernizado e acabou não tendo uma boa recepção com os fãs, sendo posteriormente substituído completamente por CGI.
Em sua passagem pela convenção For the Love of Sci-Fi (via Comic Book), o marionetista Nick Maley explicou por que a mudança aconteceu.
“Eles construíram um boneco para o Episódio I: A Ameaça Fantasma, mas cometeram o erro de tentar atualizar Yoda. Eles o esculpiram novamente e o fizeram sair de um material diferente, que era mais pesado. Então, porque ele era transparente em vez de opaco, significava que a luz não o atingia da mesma maneira e que sua cor não era a mesma.”
Em seguida, Maley fez uma brincadeira comparando Yoda a uma avó: não importa o quanto esteja velha, precisa se manter sempre a mesma.
“Eles também precisaram colocar um mecanismo mais forte, então o resultado foi um Yoda que parecia bem diferente e gerou muitas críticas. No final, você não pode redesenhar a vovó: a vovó é vovó. Ela pode ser antiquada, mas é a vovó. Material novo deve ser usado em novos personagens.”
Star Wars 9 | Rey pode usar sabre de luz vermelho no filme
O episódio final da saga Skywalker traz veteranos da franquia como Carrie Fisher (que terá imagens de arquivo utilizadas), Mark Hamill, Billy Dee Williams e Anthony Daniels.
Eles se juntam ao elenco formado por Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Kelly Marie Tran, Matt Smith, Dominic Monaghan e Keri Russell.
Star Wars: Episódio 9 estreia nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro de 2019.