Tragédia

Quem é Halyna Hutchins, diretora morta em filme de Alec Baldwin

Filme de Rust registra caso de falha em arma cenográfica que matou profissional

Diretora foi morta em ensaio do filme Rust
Diretora foi morta em ensaio do filme Rust

O nome de Halyna Hutchins ganha a mídia pela tragédia no set de Rust. Uma arma cenográfica falhou e Alec Baldwin disparou acidentalmente contra a diretora de fotografia, que não resistiu e faleceu.

A profissional era uma cineasta em ascensão em Hollywood. Rust marcava um trabalho importante para Halyna Hutchins, que tinha 42 anos.

Como astros de Hollywood destacaram, a diretora tinha um imenso talento. Desde 2012, a cineasta trabalhava principalmente com curtas.

Halyna Hutchins trabalhava nos Estados Unidos após ter nascido na Ucrânia e começado a estudar cinema na Europa. Recentemente, a profissional foi ligada a produções maiores.

Vida e trajetória de Halyna Hutchins

A cineasta nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico. Primeiro, a diretora estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev.

Depois, se mudou para Los Angeles. Nos Estados Unidos começou a estudar formalmente cinema.

Antes de filmes dramáticos, Halyna Hutchins trabalhou em projetos de jornalismo documental pela Europa. A partir de 2012, a diretora começou a trabalhar com curtas, com o primeiro título sendo Creedy and the Bee.

O primeiro filme dela foi em 2017, com Snowbound. O filme europeu é um terror em que participantes de uma festa de sexo acordam nus na neve e não sabem como foram parar lá.

Mesmo com o trabalho, a diretora de fotografia morta em Rust não deixou de fazer curtas. Foi com um deles, Treacle, que a cineasta recebeu o único prêmio da carreira – em 2019 venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cinema da Riviera Inglesa.

A partir disso, Halyna Hutchins teve três trabalhos mais conhecidos. A diretora trabalhou em Darlin’ (2019), Archenemy (2020) e Blindfire (2020).

O primeiro título foi um terror com Pollyanna McIntosh, de The Walking Dead. Já Archenemy foi uma ação com Joe Manganiello, e Blindfire um drama com Brian Geraghty, de Chicago P.D..

Após Rust, projeto que também contava com Alec Baldwin como produtor, a diretora de fotografia tinha mais dois curtas. Além disso, começava a ficar conhecida, o que a levaria para trabalhos de destaque.

As autoridades seguem investigando os disparos acidentais feitos por Alec Baldwin. O estúdio por enquanto apenas paralisou Rust e afirmou que ajudará as autoridades a esclarecer todos os fatos.

 
Sair da versão mobile