
A história do Oscar é cheia de grandes performances que marcaram época, com algumas delas se destacando ainda mais por estabelecer recordes impressionantes. O prêmio de Melhor Ator, uma das três principais categorias, já coroou lendas do cinema com atuações memoráveis e, neste ano, Adrien Brody está muito próximo de fazer história mais uma vez caso conquiste a estatueta por O Brutalista.
Brody já possui um lugar especial na premiação. Em 2003, ele se tornou o vencedor mais jovem do Oscar de Melhor Ator por O Pianista, aos 29 anos. Agora, mais de duas décadas depois, sua interpretação em O Brutalista pode render não apenas sua segunda estatueta, como também um novo recorde histórico na Academia.
Uma atuação impactante
Na pele de Lazslo Toth, um arquiteto brilhante e sobrevivente do Holocausto, Brody entrega uma performance que se destacou na temporada de premiações, mas, além de sua qualidade, um dos aspectos que chamam a atenção é o tempo de tela. Com duas horas e oito minutos em cena, ele tem uma das atuações mais longas entre os indicados na história do Oscar.
Esse feito coloca Brody como o quarto ator com maior tempo de tela entre os nomeados na categoria. Ele superou nomes como Anthony Hopkins em Nixon (2h04min) e está atrás apenas de Peter O’Toole em Lawrence da Arábia (2h13min), Cate Blanchett em TÁR (2h15min) e Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street (2h21min).
Além disso, se vencer, Brody se tornaria apenas o quarto ator com mais de duas horas de tela a levar a estatueta. Ele quebrará o recorde de Charlton Heston, com Ben-Hur, que perdura desde 1960. Na ocasião, ele apareceu em cena por duas horas, um minuto e vinte e três segundos.
O embate com Timothée Chalamet
Apesar de estar entre os favoritos, Brody enfrenta forte concorrência. Timothée Chalamet, indicado por Um Completo Desconhecido, também busca sua primeira estatueta. O fato curiosos é que, caso Chalamet vença, ele se igualaria a Brody como ator mais jovem a vencer na categoria aos 29 anos.
Independentemente do resultado, a indicação por O Brutalista o coloca em um seleto grupo de atores que tiveram suas longas participações aclamadas reconhecidas pela Academia.
Sua vitória, no entanto, não apenas reafirmaria sua posição entre os grandes do cinema, como também estabeleceria um novo marco histórico. Com isso, ele se tornaria um dos poucos atores a deter dois recordes distintos na história do Oscar.
O Brutalista está em cartaz nos cinemas.