
ATENÇÃO para SPOILERS do filme abaixo!
Durante a coletiva de imprensa de O Agente Secreto, o diretor Kleber Mendonça Filho falou sobre o desfecho do novo filme e a morte do personagem interpretado por Wagner Moura.
O cineasta revelou que chegou a considerar uma conclusão mais “convencional”, mas percebeu rapidamente que isso não combinava com o espírito da obra.
“Eu tentei escrever algo mais normal, mais tradicional, e não consegui nem passar da primeira página”, afirmou o diretor, que assina o roteiro e a direção. “Sendo eu um jornalista que já descobriu muita coisa em arquivos, filho de uma historiadora, faz total sentido que o filme caminhe para onde caminha. É uma escolha muito forte, muito sentimental.”
O momento em questão acontece quando as personagens Flavia (Laura Lufési) e Daniela (Isadora Ruppert) encontram um recorte de jornal que revela o destino de Marcelo, também conhecido como Armando. A cena mostra apenas uma fotografia do corpo baleado, sem referência direta da morte, reforçando o caráter documental e reflexivo da narrativa.

Tudo sobre o filme
O Agente Secreto é ambientado em 1977, no qual Wagner Moura dá vida à Marcelo, um professor especializado em tecnologia que “decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio”.
Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius) comanda o roteiro e a direção.
Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo completam o elenco.
O Agente Secreto fez história e representou várias conquistas para o Brasil no festival de Cannes, uma das maiores vitrines do cinema mundial. Wagner Moura, protagonista do longa, levou o prêmio de Melhor Ator, um feito inédito, marcando a primeira vez que um ator brasileiro vence no festival. Enquanto isso, Kleber Mendonça Filho finalmente foi consagrado como Melhor Diretor em sua quinta participação em Cannes.
O filme também recebeu prêmios da crítica internacional, como o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), que reúne jornalistas de mais de 50 países, e o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
Além disso, O Agente Secreto é o representante do Brasil no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas brasileiros.

