O Agente Secreto, nova longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho, fez uma estreia mundial de grande sucesso no Festival de Cinema de Cannes neste domingo (18). O filme foi aplaudido de pé durante cerca de 13 minutos e já coleciona várias críticas positivas na imprensa internacional. Vale destacar também que O Agente Secreto concorre a Palma de Ouro, uma das maiores honrarias do cinema mundial.
Além disso, o longa também ganhou sua primeira cena oficial com Wagner Moura e Roberio Diógenes. Confira abaixo!
O Agente Secreto é ambientado em 1977 e Moura dá vida à Marcelo, um professor especializado em tecnologia que “decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio”.
Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius) comanda o roteiro e a direção.
Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo completam o elenco.
No momento, o longa atingiu a nota máxima de 100% no Rotten Tomatoes. Confira algumas análises da crítica especializada:
Peter Debruge (Variety)
“Mendonça demonstra uma capacidade notável não apenas de recriar, mas de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia.”
David Rooney (Hollywood Reporter)
“Momentos de humor anárquico em meio a um suspense genuíno são exatamente o tipo de coisa que torna o quarto longa narrativo de Kleber Mendonça Filho um original tão emocionante.”
Carlos Aguilar (The Playlist)
“Um épico tematicamente rico que aborda organicamente as nuances culturais desafiadoras no relacionamento entre o norte e o sul do Brasil, ao mesmo tempo em que explora as cicatrizes persistentes do racismo presentes no país desde os tempos coloniais.”
O Agente Secreto segue sem previsão de estreia nos cinemas brasileiros.