![Netflix deve fazer uma grande mudança na sua adaptação de As Crônicas de Nárnia Netflix deve fazer uma grande mudança na sua adaptação de As Crônicas de Nárnia](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=.jpg&quality=91&imagick=uploads-observatoriodocinema.seox.com.br/2025/02/filme-de-as-cronicas-de-narnia-dirigido-por-greta-gerwig-ja-tem-data-para-comecar-a-ser-produzido-foto-reproducaodisney-1024x576.jpg)
As Crônicas de Nárnia é uma série de fantasia de sete livros do autor CS Lewis, publicada na década de 1950.
Até o momento existem três adaptações cinematográficas, feitas pela Walt Disney Pictures e pela 20th Century Fox, que são O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), Príncipe Cáspian (2008) e A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010).
Mas o universo de As Crônicas de Nárnia continua mais ativo do que nunca: agora é a vez da Netflix, que planeja fazer vários filmes dos livros da saga. A parceria com a The CS Lewis Company foi firmada em outubro de 2018, em que a Netflix fechou um acordo plurianual, pelo qual desenvolverá vários projetos de filmes e séries de Nárnia em andamento. O fato importante é que a gigante do streaming possui acesso a todos os livros. Na história do cinema, apenas três deles foram adaptados. Isso significa que assistiremos histórias de Nárnia nunca vimos antes. Mas você deve estar se perguntando: se o acordo foi firmado em 2018, porque o primeiro filme está demorando tanto para sair? Um dos motivos que atrasaram o início da produção foi que a diretora, Greta Gerwig, só foi confirmada em 2023.
A boa notícia é que as filmagens já tem data para começar: no verão norte-americano, em julho de 2025, e vão durar por cerca de sete meses. Há também a possibilidade do segundo filme ser filmado de forma simultânea. As locações serão, sobretudo, em Londres. O estúdio responsável pelas filmagens será o Shepperton Studios. A janela de lançamento também já foi definida: o filme será lançado em IMAX nos cinemas selecionados no Dia de Ação de Graças de 2026. Posteriormente, chegará à Netflix no Natal de 2026.
Até então, a Netflix tem divulgado informações mínimas sobre o estágio do projeto, inclusive sobre qual livro será adaptado. O elenco do filme permanece indefinido. A Netflix também não divulgou se o lançamento nos cinemas será limitado ou global.
O livro mais provável de ser adaptado
Até onde se sabe, é provável que o primeiro filme adapte o livro O Sobrinho do Mago. A trama acompanha os jovens Digory e Polly, que vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Logo, eles acabam em um bosque mágico que serve como portal para diversos mundos. A história se passa antes do nascimento de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, personagens de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, e até antes do surgimento de Nárnia. O Sobrinho do Mago conta a criação desse mundo.
Especulações
Mas recentemente, um site de fãs, chamado NarniaWeb, obteve uma cópia da chamada de elenco da adaptação de Gerwig, em que o filme está procurando duas crianças para interpretar personagens de 10 ou 11 anos. Isso indica que O Sobrinho do Mago pode ser o livro a ser adaptado no primeiro filme, pois ele conta com duas crianças, enquanto em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa há um quarteto de protagonistas. Se isso for verdade, Greta Gerwig acertará em cheio ao começar por esse livro, pois O Sobrinho do Mago é o verdadeiro início da história de Nárnia e um dos capítulos mais divertidos da cronologia.
Mas é possível também interpretar essa chamada de elenco de outras formas: Greta Gerwig pode estar trabalhando na continuação da trilogia de filmes de Nárnia lançados de 2005 a 2010, como dito anteriormente. O próximo da saga seria A Cadeira de Prata, outro livro que curiosamente apresenta duas crianças de 9 anos de idade. Porém, elas estão bastante distantes da idade que a diretora está procurando.
Outra opção é o livro O Cavalo e o seu Menino, que segue Peter, Susan, Edmundo e Lucy como reis e rainhas em Nárnia. Nessa história, há também duas crianças: um menino e uma menina chamados Shasta e Aravis. Isso se alinha com a necessidade de atores mirins, conforme a chamado de elenco. No entanto, parece improvável que Greta Gerwig queira pular para essa história com sua primeira adaptação de Nárnia.
Isso leva a um fato: é possível que essa chamada de elenco não signifique nada, pois não há a confirmação que a seleção seja para personagens principais. Talvez a chamada seja para Peter e Susan e a equipe de Gerwig não tenha escalado Edmundo e Lucy ainda. O que nos resta é esperar uma confirmação da Netflix.
As Crônicas de Nárnia, de Greta Gerwig, estreia na Netflix em dezembro de 2026