Mais um remake live-action da Disney foi oficialmente cancelado. Desta vez, o estúdio desistiu de Aristogatas, animação clássica de 1970 que contava a história de uma família de gatos ricos em Paris, sequestrada por um mordomo ganancioso.
O projeto estava em desenvolvimento desde 2023, com direção de Ahmir “Questlove” Thompson, mas poucas novidades foram divulgadas desde então. Em entrevista recente ao podcast Score, Questlove confirmou que o filme não vai mais acontecer. Segundo ele, mudanças internas na Disney acabaram tirando o projeto do caminho, e ele decidiu seguir em frente com outros trabalhos.
“Eu adoraria ter feito esse filme”, disse o diretor. “Mas tenho vários outros projetos em andamento. Talvez Aristogatas volte um dia, mas agora não era o momento.”
Embora alguns fãs possam ficar desapontados, o cancelamento pode não ser uma má notícia. Filmes com animais realistas em CGI, como o criticado Cats (2019), nem sempre funcionam. Até mesmo o bem-sucedido remake de O Rei Leão recebeu críticas por seus personagens parecerem frios e sem emoção. É provável que Aristogatas tivesse o mesmo problema.
Depois de anos apostando forte nos remakes live-action, a Disney parece estar repensando sua estratégia. O fracasso de bilheteria de Branca de Neve (que arrecadou bem abaixo do esperado) fez o estúdio pausar ou cancelar vários projetos, como Enrolados, Hércules, Bambi e Robin Hood e agora, Aristogatas também entrou nessa lista.
Mas os remakes não vão acabar tão cedo. Lilo & Stitch foi um sucesso estrondoso em 2025, alcançando US$ 1 bilhão nas bilheteiras. E Moana, com Dwayne Johnson voltando como Maui, já está no horizonte como o próximo grande lançamento.
A animação Aristogatas está disponível no Disney+.