Filmes

Lenda do basquete acusa Tarantino de ter feito retrato “racista” de Bruce Lee

https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2019/08/cropped-the-bruce-lee-fight-scene-in-once-upon-a-time-in-hollywood-almost-saw-him-lose-the-fight-social-4.jpg
https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2019/08/cropped-the-bruce-lee-fight-scene-in-once-upon-a-time-in-hollywood-almost-saw-him-lose-the-fight-social-4.jpg

Cuidado! Contém SPOILERS de Era Uma Vez em Hollywood!

Era Uma Vez em Hollywood retrata, na visão de Quentin Tarantino, a Los Angeles de 1969. Os personagens são inspirados em famosos e muitos carregam a verdadeira identificação das figuras históricas.

Uma dessas aparições é a de Bruce Lee, interpretado por Mike Moh. O retrato feito por Tarantino está longe da realidade, como o próprio diretor explicou, mas a versão do ator no filme está causando polêmica.

Alguns nomes de Hollywood acham que Bruce Lee não deveria ter sido retratado como arrogante, por mais que o filme traga uma versão completamente fictícia. Além disso, alguns espectadores não gostaram que Cliff Booth, personagem de Brad Pitt, lutou de igual para igual com o famoso.

A mais recente crítica ao filme de Tarantino foi feita por Kareem Abdul-Jabbar, lenda do basquete que trabalha em Hollywood atualmente. Para o ator, a versão de Bruce Lee do filme “é desleixada e de certa forma racista”.

O ex-atleta garantiu que esperava mais de um filme de Tarantino.

“Eu vou a cada filme de Tarantino como se fosse um evento, sabendo que a sua visão dos anos 60 e 70 será mais divertida que uma simples homenagem. O que me incomodou é que Tarantino escolheu representar Bruce Lee de uma maneira unidimensional. A atitude John Wayne de macho de Cliff Booth, um envelhecido dublê que derrota o arrogante, o chinês atrevido traz de volta o que Bruce Lee estava tentando desmontar”, escreveu o famoso.

Abdul-Jabbar também reclamou que essa foi a única participação importante de Bruce Lee em Era Uma Vez em Hollywood. Por isso que a presença da figura foi tão criticada.

“Eu poderia apontar ainda mais sobre essa versão de Bruce Lee se essa não fosse a única cena significante dele, se tivéssemos visto algo de suas outras ameaças, suas lutas para ser levado a sério em Hollywood. Aliás, ele foi apenas mais uma decoração para a cena”, criticou a lenda do basquete.

As críticas foram feitas em um texto para The Hollywood Reporter. A publicação foi feita após Shannon Lee também desaprovar a versão do seu pai para o filme.

Era Uma Vez em Hollywood, com Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie, está em cartaz nos cinemas brasileiros.