O aguardado Superman estreia nos cinemas já nesta semana e o cineasta James Gunn e co-diretor da DC Studios, fez questão de explicar aos espectadores o verdadeiro significado do seu novo filme de super-herói. Essa declaração dada ao The Sunday Times vem num momento de políticas agressivas de imigração do presidente Donald Trump.
Segundo Gunn, a história de Superman é sobre “um imigrante que veio de outros lugares e povoou o país, mas para mim é principalmente uma história que diz que a bondade humana básica é um valor e algo que perdemos.”
Ele também disse que o longa pode ser interpretado de forma diferente por vários grupos políticos, mas que não se importa se as pessoas se ofendam com o filme.
“Sim, a coisa é diferente. Mas é sobre bondade humana e, obviamente, haverá idiotas por aí que simplesmente não são gentis e vão achar isso ofensivo só porque é sobre bondade. Mas que se danem eles”, disse Gunn.
O diretor acrescentou que embora o filme seja sobre política, fala também sobre moralidade.
“Você nunca mata, aconteça o que acontecer — que é o que o Superman acredita — ou você tem algum equilíbrio, como Lois acredita?. É realmente sobre o relacionamento deles e como opiniões diferentes sobre crenças morais básicas podem separar duas pessoas”, explicou.
Por fim, ele afirmou que Superman está chegando num momento certo, no qual as pessoas estão perdendo a esperança na bondade alheia. Com esse filme, Gunn não espera mudar o mundo. “[…] Mas se algumas pessoas pudessem ser um pouco mais gentis depois disso, isso me deixaria feliz”, finalizou.
Superman servirá como um recomeço para o Universo DC ao “contar a história da jornada do Superman para reconciliar sua herança kryptoniana com sua criação humana como Clark Kent de Smallville, Kansas. Ele é a personificação da verdade, da justiça e do estilo americano, guiado pela bondade humana em um mundo que vê a bondade como antiquada”, diz a sinopse do longa.
David Corenswet viverá Clark Kent/Superman, Rachel Brosnahan será a Lois Lane, Nicholas Hoult vai interpretar Lex Luthor, Skyler Gisondo fará Jimmy Olsen, Isabela Merced será a Mulher-Gavião, María Gabriela de Faría vai interpretar a vilã Engenheira, Edi Gathegi viverá o Senhor Incrível, Nathan Fillion Guy será Gardner/Lanterna Verde, Anthony Carrigan fará o Metamorfo e Sara Sampaio viverá Eve Teschmacher.
Chefe da DC, James Gunn escreveu o roteiro do filme e também assume a direção. O outro chefe da DC, Peter Safran, servirá como produtor.
Superman chega aos cinemas brasileiros no dia 10 de julho.