Entenda

Infinito: Explicamos o final do filme de ação que está na Netflix

Mark Wahlberg interpreta um homem assombrado por memórias de vidas passadas neste filme que acaba de chegar à Netflix

Infinito: Explicamos o final do filme de ação que está na Netflix

O filme Infinito (2021) foi adicionado recentemente ao catálogo da Netflix e já está fazendo sucesso no streaming, ocupando o primeiro lugar dos filmes mais assistidos da plataforma no momento. Trata-se de um filme de ação e ficção científica dirigido por Antoine Fuqua, que gira em torno de Evan McCauley (Mark Wahlberg), um homem assombrado por habilidades que nunca aprendeu e memórias de lugares que nunca visitou. À beira de um colapso, ele é contatado por um grupo secreto chamado “Infinitos”, que revela a ele que essas memórias podem ser reais, originadas de vidas passadas. Assim, Evan se junta ao grupo dos Crentes para impedir que os niilistas, liderados pelo maníaco Bathurst (Chiwetel Ejiofor), matem todo mundo.

No final de Infinito, Bathurst assume o comando dos Crentes, facção heroica dos Infinitos. Além disso, ele recupera a fonte de energia para sua arma do Juízo Final, o Ovo, do cadáver de Heinrich Treadway (Dylan O’Brien), que era a vida anterior de Evan McCauley. Os niilistas atacam o esconderijo de Artisan (Jason Mantzoukas) e Bathurst atinge Evan na cabeça com uma arma chamada Dethroner, que dispara balas especiais capazes de arrancar a alma de um Infinito, o que o impede de reencarnar. Felizmente, Evan sobrevive e se junta à sua aliada Nora Brightman (Sophie Cookson) em uma batalha contra Bathurst e sua capanga niilista, a Agente Shin (Wallis Day), colocando o destino do mundo e as vidas de todos os Infinitos em jogo.

Apesar da premissa interessante, Infinito deixou o tema da reencarnação em segundo plano e reduziu a trama àquele velho estereótipo de filmes de ação, que se refere aos mocinhos tentando impedir que os vilões destruam o mundo. Contudo, seu mundo de fantasia é vasto e o final deixa espaço para uma possível sequência acontecer.

Como Evan consegue impedir o plano de Bathurst de acabar com o mundo

O plano de Bathurst era voar de sua propriedade até Glasgow e detonar o Ovo, que se espalharia pelo mundo e mataria várias pessoas, plantas e animais. Isso só reforça a insanidade de Bathurst, que queria acabar literalmente com todas as formas de vida existentes.

Aí que entra Evan, que luta para impedir esse plano maligno ao pilotar uma motocicleta de um penhasco e pousar na asa do avião de Bathurst, onde ele usa sua espada de samurai para evitar ser arrancado do veículo. Ele finalmente desbloqueou todas as suas memórias, principalmente a mais importante, a de Heinrich Treadway. McCauley também conseguiu sobreviver ao tiro na cabeça de Bathurst, porque havia uma placa de aço em sua cabeça de um acidente de carro em sua juventude. Agora que ele tinha acesso a todas as memórias de Treadway, ele também baixou suas habilidades sobrenaturais. Assim, Evan foi capaz de andar na asa do avião e entrou na aeronave para lutar contra o vilão. Com sua espada, ele também foi capaz de cortar as balas de Bathurst no ar.

O avião foi danificado durante o confronto e o Ovo foi arremessado para fora. Os dois pularam atrás dele e lutaram no ar, mas Evan conseguiu desarmar o dispositivo. Ele finalmente conseguiu matar Bathurst de vez ao atravessá-lo com sua katana, pegar o Dethroner e atirar na sua cabeça, o que não só matou o vilão, como também o impediu de reencarnar. Dessa forma, Bathurst realizou seu desejo de se livrar da maldição da vida eterna. Já Evan não sobreviveu à queda no oceano, mas morreu heroicamente salvando o mundo e detendo Bathurst. 

Nora libertou as almas infinitas presas para se reunir com Abel

Enquanto Evan confrontava Bathurst, Nora tinha que libertar a muralha de almas infinitas que o vilão tinha acumulado. Bathurst atirava nos Crentes com seu Dethroner e baixava a alma de cada pessoa para um microchip que o vilão exibia em uma muralha de sua propriedade na Escócia. Uma das almas na muralha pertencia a Abel Trask (Tom Hughes), amante de Nora ao longo de suas muitas vidas juntos.

Nora, que já tinha sido ferida na luta para chegar à mansão de Bathurst, ordenou que Artisan fosse embora. Em seguida, usou explosivos para destruir a muralha e libertar as almas. No entanto, ela também morreu na explosão. Com Nora destruindo a unidade de armazenamento das almas de Bathurst, pode se declarar que o vilão está oficialmente morto, já que não havia nenhum microchip sobrevivente para o qual a alma de Bathurst pudesse ser transferida.

Infinito prepara sequência sem Mark Wahlberg

Após o Ovo ser destruído e as 200 almas serem libertadas, todos os Infinitos (exceto Bathurst) puderam reencarnar e voltaram à vida como recém-nascidos simultaneamente em todo o mundo. Em uma sequência que avança vários anos no futuro, vemos Artisan mais velho em Jacarta, na Indonésia, encontrando a nova encarnação de Treadway – também conhecido anteriormente como Evan. Artisan continua a chamá-lo de Treadway, nome pelo qual o conhecia melhor, já que teve apenas um breve contato com Evan McCauley.

Durante esse reencontro, Artisan entrega ao pai de Treadway renascido seu cartão dos Infinitos e devolve ao jovem Treadway sua antiga espada samurai. O mais surpreendente é que o garoto não só demonstra as habilidades de suas vidas passadas, como também já recuperou completamente suas memórias. A prova disso vem quando ele pergunta: “Por que demorou tanto?”

Enquanto isso, o romance eterno entre Nora e Abel continuou, e os amantes reencarnados se reencontraram no “Início”, em Angkor Wat, no Camboja, seu tradicional ponto de encontro. Eles se reconheceram imediatamente e guardaram todas as suas memórias, apesar dos novos corpos. Curiosamente, Abel a chama de “Nora”, mesmo nunca tendo convivido com ela sob essa identidade, já que passou toda a vida preso na parede das almas de Bathurst.

Esse detalhe parece ter sido incluído principalmente para ajudar o público a entender que aqueles jovens eram, de fato, Nora e Abel reencarnados. No entanto, dentro da lógica do enredo, soa como uma falha narrativa.

O final de Infinito também deixa claro que os personagens de Mark Wahlberg e Sophie Cookson estão mortos. Logo, para interpretar os papéis reencarnados do novo Treadway e a nova Nora, teriam que ser outros atores. Infinito também tem potencial para desenvolver uma prequela, mas aqui também não faz sentido a participação de Walhberg, já que ele só descobriu que era um Infinito durante o decorrer do filme. Uma outra possibilidade de continuar o filme seria expandir seu universo e fazer outro longa sobre personagens completamente diferentes, mas ainda usando Artisan como o elo comum entre os filmes.

A confusa linha do tempo de Infinito explicada

Infinito pode ser um pouco confuso mesmo para fãs acostumados com histórias sobre guerreiros imortais. Isso porque não é o mesmo personagem físico que continua ao longo do tempo, apenas suas almas em novos corpos, necessitando de atores diferentes para interpretá-los após reencarnarem. Ele também pode confundir no que diz respeito à sua linha do tempo.

Embora o filme traga vislumbres das vidas passadas de Treadway, Bathurst e Nora, a história principal de Infinito é ambientada em três momentos diferentes. O prólogo envolvendo Treadway, Abel e a encarnação anterior de Nora, Leona (Joana Ribiero) lutando contra Bathurst (Rupert Friend) na Cidade do México se passa em 1985.

A história principal é ambientada no ano de 2020, o que significa que Treadway e Leona morreram na mesma noite em 1985 e nesse momento Evan McCauley e Nora Brightman têm 35 anos. Um fato confuso é que não foi mostrado que o Bathurst de 1985 morreu naquele ano, mas Bathurst de 2020 parece ter mais de 35 anos, porém tem a mesma idade ou pode até ser mais jovem que Evan McCauley. Por fim, a terceira e última parte da história ocorre pelo menos 15 anos depois da segunda, por volta de 2035, já que Treadway, Nora e Abel reencarnados são adolescentes e Artisan envelheceu.

Como a mitologia de Infinito mudou em relação ao livro

A história de Infinito é baseada no livro Os Documentos Reencarnacionistas, de D. Eric Maikranz, mas alguns detalhes da obra foram significativamente alterados no filme. No livro, o protagonista Evan Michaels não sabe que reencarnou e é atormentado pelas memórias de suas duas vidas passadas. No filme, isso foi adaptado para mostrar Evan McCauley sendo diagnosticado como esquizofrênico.

A personagem Poppy, que no livro se lembra apenas de sete vidas passadas, virou Nora Brightman no filme, agora com dezenas de reencarnações. A sociedade secreta de 28 pessoas chamada Cognomina foi transformada em um grande grupo chamado Infinitos, dividido em duas facções: os Crentes, que querem usar suas reencarnações para o bem, e os Niilistas, que querem destruir o mundo.

O romance foca mais na mensagem das alegrias e dos perigos de reviver continuamente suas vidas passadas, enquanto Infinito toca nesses temas de modo mais superficial, concentrando-se em ação, esgrima, tiroteios e um enredo padrão de um herói tentando salvar o mundo de um supervilão.

Infinito está disponível no catálogo da Netflix.

















 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.