Tenso

Furiosa e Coringa 2 entram para indesejável clube do Oscar do qual apenas duas outras sequências fazem parte

Uma grande surpresa na decepção.

Joaquin Phoenix em Coringa
Joaquin Phoenix em Coringa

A temporada do Oscar é um dos momentos mais aguardados do cinema, reunindo os principais destaques do ano em uma competição acirrada por reconhecimento. Entretanto, nem sempre grandes produções garantem um espaço entre os indicados, por mais que tenham sido aguardadas pelo público e tenham históricos de sucesso na Academia.

Em 2025, duas sequências de franquias consagradas viram suas esperranças serem frustradas e se juntaram a um seleto, mas indesejado grupo de continuações ignoradas pelo Oscar. Com altas expectativas antes dos lançamentos, os dois filmes se tornaram um fracasso entre o público geral

Furiosa e Coringa: Delírio a Dois chegaram com grandes esperanças para a temporada de premiações. Ambos os filmes derivam de títulos que brilharam no Oscar. O antecessor de Furiosa, Mad Max: Estrada da Fúria, conquistou dez indicações e levou seis estatuetas em 2016, enquanto o primeiro filme do Coringa recebeu onze nomeações e venceu duas, incluindo Melhor Ator para Joaquin Phoenix. A expectativa era que suas sequências repetissem esse feito, mas a realidade foi bem diferente.

Anya Taylor-Joy como Furiosa
Anya Taylor-Joy como Furiosa

O fracasso de bilheteria pesou na decisão?

Um dos fatores que pode ter contribuído para o insucesso de Furiosa e Coringa 2 no Oscar foi seu desempenho nas bilheteiras. Furiosa recebeu aclamação crítica, com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas sua arrecadação ficou bem abaixo das expectativas. Coringa 2, por sua vez, teve um desempenho expressivamente pior em termos de recepção, amargando 31% no Rotten Tomatoes tanto entre a crítica quanto entre o público.

Além disso, as categorias técnicas costumam ser uma opção para continuações que não conquistam vaga entre os principais prêmios. No entanto, nem mesmo edição ou efeitos visuais foram lembrados, o que reforça o quão decepcionante foi a trajetória desses filmes na corrida do Oscar.

Antes de Furiosa e Coringa 2, apenas duas sequências na história do Oscar passaram pela mesma situação: Rocky II (1979) e O Exorcista II: O Herege (1977). Ambas as continuações surgiram após filmes que marcaram a história da Academia. Rocky venceu o Oscar de Melhor Filme e se tornou um ícone do gênero esportivo, enquanto O Exorcista fez história ao ser o primeiro terror indicado na categoria principal. No entanto, suas sequências não repetiram o mesmo impacto e foram completamente ignoradas pela premiação.

Agora, Furiosa e Coringa 2 fazem parte desse seleto grupo de continuações que viveram à sombra de seus predecessores. É um contraste curioso, especialmente para Furiosa, que manteve a alta qualidade técnica e narrativa de Mad Max: Estrada da Fúria, mas não recebeu o mesmo reconhecimento.

Lady Gaga em Coringa 2

Superados pelos antecessores

Furiosa e Coringa 2 estão longe de serem obras aclamadas. Frente à grandes filmes, e tão divrsos, era esperado que essas produções fossem “esnobadas” no circuito de premiações, principalmente após a definição de um patamar tão elevado estabelecido por seus próprios antecessores.

Mad Max: Estrada da Fúria e Coringa não apenas conquistaram o Oscar, como se tornaram referências dentro de seus respectivos gêneros. A Academia, conhecida por valorizar o impacto cultural e técnico das produções, pode ter seguido essa lógica ao ignorar ambas as sequências.

Em um ano com uma variedade tão grande de indicados, a ausência dessas continuações não chega a ser uma surpresa. A lista final priorizou produções que trouxeram narrativas mais inovadoras e artísticas, como Wicked, Emillia Pérez e O Brutalista.

A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março de 2025.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.