A franquia Animais Fantásticos está amaldiçoada? Depois de dois filmes e com um terceiro a caminho, a saga que deriva de Harry Potter está agora na posição incômoda de ter um trio de seus principais talentos em diferentes temperaturas de polêmica.
A autora J.K. Rowling atuou como roteirista dos filmes, mas agora é um sério ponto de controvérsia devido ao seu passado (e declarações ainda em curso) sobre questões trans que levaram até as estrelas dos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos a discordar de seus comentários e críticas.
O ator Johnny Depp interpreta o vilão da franquia, Gellert Grindelwald, e está no centro de polêmica há anos devido a alegações de violência doméstica feitas por sua ex-mulher, Amber Heard. O ator Ezra Miller interpreta o personagem Credence Barebone e recentemente foi detonado depois que um vídeo apareceu nas redes sociais de Miller aparentemente sufocando uma fã no chão do lado de fora de um bar em Reykjavik, na Islândia.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-1.jpg)
Figuras controversas
Obviamente, cada situação é muito diferente e vem com seu próprio contexto. Rowling foi universalmente criticada por suas crenças anti-trans, enquanto afirma que é uma defensora progressiva ao longo da vida, defendendo os direitos das mulheres.
Depp negou veementemente as alegações de Heard, dizendo que ela o abusou, e alguns fãs acham que Depp provou sua inocência com uma gravação de áudio vazada de Heard dizendo coisas para Depp como “Eu estava batendo em você” e “Não posso prometer que não vou ficar violenta de novo. Às vezes fico tão brava que perco o controle”.
Depp também está processando o jornal The Sun por difamação pelas acusações de abuso em um julgamento que deve começar em breve e pode emprestar um veredicto oficial para a questão. Já Miller ainda não comentou sobre o vídeo em que apareceu sufocando a fã.
O problema de Animais Fantásticos é menos sobre os detalhes de cada caso (embora a questão de Rowling pareça especialmente prejudicial) e mais sobre o fato de que agora há três talentos polêmicos ligados a um próximo filme.
O filme anterior, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, de 2018, lutou poderosamente com a forma de lidar com Johnny Depp, que se divorciou de Heard em 2016. O ator fez uma aparição vivendo o personagem na San Diego Comic-Con e concordou em participar de apenas uma entrevista para promover o filme.
Além do tumulto em torno do filme, alguns fãs acusaram o longa de abordar a homossexualidade de Dumbledore com certa vergonha e de lidar com a história de Nagini de uma maneira racialmente ofensiva. Agora, a questão é se uma franquia de filmes familiar e cara pode permanecer à tona com tantas controvérsias.
Ainda há outro fator a considerar: a bilheteria. O primeiro filme, Animais Fantásticos e Onde Habitam, de 2016, arrecadou US$ 814 milhões em todo o mundo.
Então, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald caiu para US$ 654 milhões em todo o mundo e também recebeu críticas muito mais negativas. O declínio no interesse dos fãs e estima da crítica configurou o terceiro filme como uma produção preocupante.
No entanto, interromper a franquia também pode ser financeiramente doloroso para o estúdio. Os dois primeiros filmes começam uma história e seu valor futuro como produtos (para os fãs alugarem e possuírem) depende da conclusão da história.
Mesmo que os filmes restantes simplesmente fracassassem nas bilheterias, eles certamente valeriam a pena, já que uma história completa do começo ao fim sempre será mais valiosa depois que termina.
O plano original era fazer cinco filmes de Animais Fantásticos, cada um ambientado em um país diferente no Mundo Mágico. Então o que acontece agora?
A produção do terceiro filme – amplamente ambientada no Rio de Janeiro, Brasil – estava programada para começar em 13 de março, mas as filmagens foram interrompidas no último minuto devido à pandemia de coronavírus. A data de lançamento está marcada para 12 de novembro de 2021, mas isso provavelmente mudará.
A Warner Bros. não está comentando sobre as controvérsias no momento. Indiscutivelmente, a questão mais difícil é Rowling, que é importante como parte criativa da franquia e bastante inflexível em seus pontos de vista.
No terceiro filme, ela se juntou ao roteirista de Harry Potter, Steve Kloves, mas não há como evitar o fato de que ela co-escreveu o roteiro e planejou os filmes restantes. O Mundo Mágico pertence a Rowling, assim como a Terra Média pertence a J.R.R. Tolkien.
Até certo ponto, um certo grau de tumulto dos fãs sobre grandes franquias parece cada vez mais inevitável (Marvel e Star Wars também tiveram controvérsias nos últimos anos). No entanto, Animais Fantásticos está agora carregando um fardo coletivo que nenhum feitiço pode fazer desaparecer.
Como mencionado anteriormente, Animais Fantásticos 3 está marcado para 12 de novembro de 2021. No entanto, pode acabar sendo adiado por causa da pandemia de coronavírus.