Filmes

Filmes de Harry Potter destruíram Petunia: Veja como

Tia de Harry Potter é bem mais complexa nos livros

Dos livros ao cinema, a saga Harry Potter passou por várias mudanças importantes. Uma das alterações mais significativas envolve a caracterização da Tia Petunia, a personagem de Fiona Shaw. Afinal de contas, na obra de J.K. Rowling, ela é uma figura bem mais complexa e interessante.

Recentemente, a Warner Bros confirmou a produção de um reboot televisivo da saga Harry Potter. A série, que terá a controversa J.K. Rowling como produtora-executiva, deve abordar em cada temporada um dos livros da escritora.

Pouco se sabe sobre o projeto! Até o momento, a Warner mantém a equipe da série e a identidade do elenco envoltas em mistério.

Enquanto a série não estreia, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a maneira como os filmes de Harry Potter destruíram a Tia Petúnia.

Tia Petunia é prejudicada pela trama de Harry Potter

Nos livros de Harry Potter, Petunia Dursley tem uma história bem mais complicada, principalmente em relação à moralidade de suas atitudes. Infelizmente, os filmes da Warner não fazem jus à importância da personagem.

Em todos os filmes de Harry Potter, a Tia Petunia é apenas uma vilã na concepção mais cartunesca do termo. Já nos livros de J.K. Rowling, a caracterização da personagem é mais sutil, interessante e complicada.

No início dos livros de Harry Potter, Petunia Dursley é englobada no arquétipo dos vilões que são “comicamente malignos”. Esse clichê cria um importante contraste entre a vida miserável de Harry com os tios, e a magia que o protagonista vivencia em Hogwarts.

Eventualmente, os livros subvertem o clichê com a confirmação de que, na verdade, Petunia realmente se importava com a irmã Lily. No final, Harry descobre a verdade, e apesar da obra não redimir a personagem, se destaca por oferecer uma perspectiva mais crível à maneira como ela se comporta.

O problema é que nada disso acontece nos filmes! Nos cinemas, a personagem de Fiona Shaw termina a saga como começou, como uma mulher amarga que não nutre qualquer sentimento positivo pelo sobrinho.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o protagonista observa uma memória de Snape que revela o maior segredo de Petúnia. Apesar da antipatia que a personagem sente pelo mundo bruxo, seu grande desejo era ter acompanhado a irmã Lily em Hogwarts.

É por isso que Petúnia ressente o mundo mágico: pelo simples fato de ter sido rejeitada por Hogwarts, enquanto a irmã garantiu a oportunidade de estudar na escola.

Petunia apenas finge odiar a irmã, mas as memórias de Snape provam o contrário. Essa temática também é confirmada em uma emocionante cena de A Ordem da Fênix, na qual Harry sente, pela primeira vez, uma conexão com a tia. Veja abaixo o excerto:

“Ela olhou para Harry como nunca o fizera antes. E, de repente, pela primeira vez na vida, Harry pôde apreciar inteiramente o fato de que Petúnia era irmã de sua mãe. Ele não sabia dizer por que isto o atingia com tanta força neste momento. Só sabia que não era a única pessoa naquele aposento a suspeitar o que poderia significar a volta de Lorde Voldemort.

Tia Petúnia jamais o olhara assim na vida. Seus grandes olhos claros (tão diferentes dos da irmã) não estavam apertados de contrariedade nem de raiva, estavam arregalados e cheios de medo. O fingimento inabalável que mantivera até ali – de que não havia magia e nenhum outro mundo além daquele que habitava com o marido – parecia ter ruído”.

Na adaptação cinematográfica de A Ordem da Fênix, um momento parecido chegou a ser gravado, mas acabou ficando de fora da versão oficial do longa. O momento, no entanto, foi incluído nos extras do DVD. Confira abaixo!

Você pode assistir todos os filmes de Harry Potter no HBO Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.