
Muito se tem falado sobre Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese – em particular, sobre sua duração. É tão longo que já se falou em trazer de volta os intervalos para as exibições do filme nos cinemas, bem como artigos sobre qual é o melhor momento para ir ao banheiro. Três horas e 26 minutos é certamente um filme longo, mas isso não faz dele o filme mais longo de todos os tempos, nem de longe.
Na verdade, você poderia assistir Assassinos da Lua das Flores 240 vezes e ainda assim não igualar o tempo de duração de Logistics – o atual detentor do recorde de filme mais longo já feito.
Parte projeto de arte e parte documentário, Logistics acompanha a jornada de 857 horas que um único pedômetro fez desde o local onde foi fabricado na China até a loja onde foi vendido na Suécia e comprado pelos cineastas.
Ele também tem uma das menores equipes de todos os tempos. Apenas duas pessoas conceberam, filmaram e editaram Logistics – ambos artistas, ambos membros da equipe de bastidores do mundo do teatro e ambos ex-alunos da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo.
Logistics é sobre tempo e consumo
Erika Magnusson e Daniel Andersson são os cineastas por trás do filme, que tiveram a ideia em 2008 e a concluíram no final de 2012.
De acordo com o site oficial do filme, “O trabalho é sobre tempo e consumo. Ele traz à tona o que muitas vezes é esquecido em nosso mundo digital e ostensivamente acelerado: o transporte de carga físico e lento que sustenta nossa realidade econômica”.
Diz-se que eles escolheram um item “anônimo” – um pedômetro, apropriadamente – e decidiram pesquisar o caminho que esse item percorreu desde o local onde foi fabricado até a loja na Suécia onde foi comprado.
Depois de determinar isso, eles recriaram todo o trajeto e o filmaram, sendo que a maior parte do percurso ocorre em um grande navio de carga. O resultado final é Logistics.