
Contém spoilers
Aqui está uma explicação dos segredos de Estranho Passageiro – Sputnik, incluindo sua grande revelação no final.
Estranho Passageiro – Sputnik é centrado no cosmonauta Konstantin Sergeyevich (Pyotr Fyodorov), que sobreviveu a um misterioso acidente espacial.
A psicóloga Tatiana Yurievna (Oksana Akinshina) é recrutada pelo Coronel Semiradov para avaliar o caso de Konstantin em uma instalação de pesquisa científica segura, mas o coronel pode não estar contando tudo a ela. Konstantin tem um segredo que pode ser mortal para Tatiana e todos os demais presentes.
Sem mais delongas, continue lendo para conferir o que acontece no encerramento de Estranho Passageiro – Sputnik (via Digital Spy).
Final explicado
Enquanto Tatiana é inicialmente mantida no escuro, é revelado a ela que Konstantin voltou do espaço com um alienígena dentro dele e devido à “amnésia episódica” do incidente, ele não tem ideia sobre isso.
O alienígena só sai à noite e desenvolveu uma relação simbiótica com seu hospedeiro, onde ajudou a curar ferimentos com risco de vida de Konstantin, enquanto o corpo de Konstantin atua como um “traje espacial contra um mundo hostil”.
O Coronel Semiradov supostamente precisa da ajuda dela para encontrar uma maneira de separar o alienígena de seu hospedeiro.
No entanto, se você já viu algum filme de ficção científica, não ficará surpreso ao descobrir que o que ele realmente quer fazer é transformá-lo em uma arma e encontrar uma maneira de controlar o alienígena através de Konstantin.
Nesse ínterim, eles têm alimentado o alienígena com prisioneiros humanos, pois perceberam que ele se alimenta de cortisol e, quando tem medo, o cérebro humano libera muito dele e é disso que o alienígena gosta. Como resultado, ele está ficando mais forte e passa cada vez mais tempo fora do corpo de Konstantin à noite.
Tatiana conta a Konstantin a verdade sobre o que está acontecendo com ele, mas descobre que ele já está ciente e até sabe o que acontece à noite. Ela aparentemente concorda em ajudar o coronel com seu plano, mas é tudo um estratagema e ela descobre uma maneira de separar Konstantin do alienígena.
Ela percebe que a razão pela qual o alienígena assumiu Konstantin e não o cosmonauta com ele na missão foi que o colega de Konstantin estava vivendo com os estágios iniciais de câncer renal. Isso causou a doença de Addison no cosmonauta, que suprime altas concentrações de cortisol, então não haveria nada para o alienígena se alimentar.
Tatiana prepara uma mistura de hormônios para “imitar” os efeitos da doença de Addison quando injetada, a fim de forçar o alienígena a sair de Konstantin. Funciona e eles conseguem escapar da instalação, deixando o alienígena para trás para lutar com as tropas enviadas pelo Coronel Semiradov.
No entanto, após o coronel atirar no alienígena, Konstantin é gravemente afetado, apesar de não estar em nenhum lugar perto e Tatiana percebe que eles são “totalmente simbióticos” e morrerão se mantidos separados.
O Coronel Semiradov os alcança, mas Konstantin usa a relação simbiótica com o alienígena para proteger Tatiana e matar o coronel.
Com medo do que o alienígena pode fazer se tiver permissão para sair para o mundo, Konstantin atira em si mesmo para matar a si mesmo e o alienígena dentro dele.
Nos momentos finais de Estranho Passageiro – Sputnik, seguimos Tatiana algum tempo depois, enquanto ela se dirige a um orfanato em Rostov para adotar Lyosha, filho de Konstantin, que ele só descobriu pouco antes de partir para o espaço na missão fatídica.
Durante o filme, vemos de relance uma criança em uma cadeira de rodas em um orfanato que tem dificuldade para andar e faz parte do “grupo de inválidos”. Presumimos que seja Lyosha, já que a primeira vez que o vemos é depois que Konstantin fala pela primeira vez sobre se sentir como se tivesse abandonado o filho.
No entanto, é revelado no final que a criança que estamos vendo é na verdade Tatiana quando ela era mais nova e ela cresceu no mesmo orfanato que Lyosha. Um vislumbre de uma cicatriz em Tatiana no início do filme é aparentemente uma referência a uma operação submetida nela para melhorar sua mobilidade.
Estranho Passageiro – Sputnik está disponível para assistir agora na Netflix.