O diretor Michael Chaves confirmou em entrevista ao The Hollywood Reporter que Invocação do Mal 4: O Último Ritual será o último capítulo da franquia e também revelou o filme da Marvel que inspirou o terror.
O Último Ritual termina com uma visão profética de Lorraine Warren (Vera Farmiga), mostrando ela e seu parceiro Ed (Patrick Wilson) já idosos, convivendo como avós. Em vez de reunir todos os demônios e entidades enfrentados ao longo da saga, o capítulo final escolhe uma abordagem mais íntima, inspirada no caso de assombração da família Smurl, ocorrido na Pensilvânia em 1986.
“Uma das minhas referências para esse encerramento foi Logan“, disse Chaves. “Sempre admirei como o filme não tentou ser algo grandioso com todos os vilões retornando. Vi trailers feitos por fãs com todos os demônios que os Warren já capturaram sendo libertados, e pensei: ‘Isso é ótimo, mas ainda bem que não estamos fazendo essa versão’. No fim das contas, seria uma experiência vazia”, explicou Chaves.
O desfecho também mostra Ed passando o bastão para o genro Tony Spera (Ben Hardy), durante o casamento com Judy (Mia Tomlinson), filha dos Warren. A cerimônia serviu como uma homenagem ao legado da franquia, reunindo rostos conhecidos de outros filmes da saga. Lili Taylor e Mackenzie Foy reprisaram seus papéis como Carolyn e Cindy Perron, do primeiro Invocação do Mal (2013), e até o próprio James Wan fez uma breve participação. Joey King e Ron Livingston, no entanto, ficaram de fora devido a conflitos de agenda.
Uma ausência sentida foi a de Taissa Farmiga, irmã de Vera Farmiga, que interpretou a Irmã Irene nos filmes A Freira. Em A Freira II (2023), dirigido pelo próprio Chaves, foi confirmado que Irene e Lorraine são parentes dentro da mitologia da franquia. O diretor revelou que chegou a cogitar um cameo da atriz no casamento final, mas a diferença de idade entre as personagens e o cronograma de gravações impediram sua participação.
“A ideia de trazer a Irmã Irene, mesmo que só em uma aparição rápida, era tentadora. Eu cheguei a mandar uma mensagem para Taissa dizendo: ‘Você devia aparecer no casamento, só como uma piscadinha para os fãs’. Mas ela estava filmando outro projeto, e acabou não sendo possível”, contou Chaves.
Invocação do Mal vai virar série
Invocação do Mal 4: O Último Ritual pode até ser o último filme da franquia, mas a história continuará em uma série da HBO Max – o projeto começou a ser desenvolvido em 2023, mas apenas agora vai sair do papel.
Nancy Won atuará como roteirista, produtora executiva e showrunner. Além disso, Peter Cameron e Cameron Squires foram escalados para escrever o roteiro da série.
Peter Safran permanece como produtor executivo, com a produção da Atomic Monster, de James Wan.
Detalhes sobre o enredo estão mantidos em segredo.
A franquia começou em 2013 com o primeiro Invocação do Mal, estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga nos papéis dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, que enfrentam diferentes fenômenos sobrenaturais.
Além dos quatro filmes principais, o universo se expandiu com os spin-offs Annabelle (três filmes) e A Freira (dois filmes até agora). Somados, todos os títulos já arrecadaram cerca de US$ 2,5 bilhões mundialmente.
A série de Invocação do Mal não tem previsão de estreia.