Último filme

Diretor de Invocação do Mal 4 fala sobre o encerramento da franquia

Michael Chaves celebra a chance de encerrar uma das maiores franquias do terror moderno

Invocação do Mal 3

Em uma entrevista ao ScreenRant, Michael Chaves, diretor de Invocação do Mal 4, refletiu sobre o encerramento da franquia. Ele disse que foi “uma honra” dirigir o projeto e que estava entusiasmado em contar o “capítulo final” desta história. Por fim, Chaves disse que ele e sua equipe “só querem criar algo que as pessoas se apaixonem e continuem assistindo”. Confira abaixo sua declaração!

ScreenRant: Acho que Invocação do Mal: ​​Últimos Ritos faz de você o diretor mais prolífico desse universo. Como foi lidar com o potencial filme final dos Warren?

Michael Chaves: Foi incrível. Foi uma honra enorme. É engraçado porque foi isso que James Wan disse quando assinei. Ele disse: “Você vai ter dirigido mais filmes de Invocação do Mal do que eu. Por que você quer fazer isso?” E eu disse a ele que achava muito raro conseguir fazer um filme como este, contar um capítulo final, contar um desfecho. Estamos nesse ramo em que você está sempre tentando fazer um filme que se desdobre, crie sequências e um universo, e esse é sempre o objetivo descarado.

Queremos apenas criar algo que as pessoas se apaixonem e continuem assistindo. Tivemos uma ótima trajetória com a série, que já é tão amada há 12 anos. A oportunidade de encerrá-la e contar o capítulo final é uma honra incrível. Eu realmente não poderia perder.

Apesar de ser “uma honra incrível”, dirigir Invocação do Mal também traz uma pressão tremenda. Isso porque os filmes, somados com Annabelle e outros spin-offs, arrecadaram mais de US$ 2,3 bilhões em todo o mundo. Iniciada em 2013, sob direção de James Wan (Jogos Mortais, Aquaman), trata-se da franquia de terror de maior bilheteria de todos os tempos, superando títulos de grande sucesso como Alien e It : A Coisa.

Invocação do Mal 3 superou a marca de US$ 206 milhões em bilheteria global, enquanto os dois primeiros filmes da série principal arrecadaram ainda mais. Por isso, há grandes expectativas para que o novo filme dirigido por Michael Chaves tenha um desempenho expressivo nas bilheteiras e consiga conquistar os fãs de longa data da franquia.

Com Invocação do Mal 4: Últimos Ritos, Chaves acumula seu maior número de créditos como diretor dentro do universo da franquia. Até então, esse título pertencia a James Wan, que dirigiu os dois primeiros filmes principais, mas não se envolveu na direção dos spin-offs.

Chaves assumiu a direção da franquia em A Ordem do Diabo (2021) e, dois anos depois, comandou A Freira II, contribuindo diretamente para a continuidade do universo expandido. Essa trajetória reforça sua posição como o nome mais preparado para liderar o próximo e aguardado capítulo da saga.

De acordo com o IMDb, o enredo de Invocação do Mal 4 acompanha o casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren, que se encontram presos a mais um medonho caso envolvendo criaturas misteriosas e se vêem na obrigação de resolverem tudo pela última vez.

Patrick Wilson e Vera Farmiga vão reprisar os papéis dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Os atores Ben Hardy (o Anjo de X-Men: Apocalipse) e Mia Tomlinson (The Beast Must Die) também estão no elenco.

O roteirista David Leslie Johnson-McGoldrick e o diretor Michael Chaves, ambos de Invocação do Mal 3, retomam suas funções no quarto e último filme da franquia.

Invocação do Mal 4: O Último Ritual tem estreia programada para 4 de setembro de 2025 nos cinemas.