Quarenta anos depois da estreia de De Volta para o Futuro, os fãs continuam debatendo um pequeno erro que passou despercebido pela maioria do público na época. Em sua nova autobiografia, Future Boy, Michael J. Fox relembra os bastidores do clássico de 1985 e comenta o famoso equívoco envolvendo a guitarra tocada por Marty McFly durante o baile da escola.
Na cena, Marty sobe ao palco e apresenta as músicas “Earth Angel” e “Johnny B. Goode” após o guitarrista da banda se machucar. O problema é que o instrumento usado — uma Gibson ES-345 — só foi lançado em 1958, três anos depois do evento que, no filme, se passa em 1955.
Fox explica no livro que o detalhe tem sido motivo de discussão entre fãs e colecionadores há décadas:
“Para tocar ‘Johnny B. Goode’, Marty pegou emprestada a guitarra de Marvin Berry, uma Gibson ES-345, lançada apenas em 1958. É uma inconsistência temporal que os aficionados por guitarra e fãs de De Volta para o Futuro apontam repetidamente”, escreveu.
O ator reconhece que o erro é pequeno, mas diz se impressionar com a atenção dos fãs ao revisitar o filme inúmeras vezes:
“É algo que só chama atenção dos milhares de fãs que analisam cada detalhe e cada peculiaridade da linha do tempo”, brinca Fox, mostrando carinho pelo público que mantém viva a paixão pelo clássico quatro décadas depois.
Quarto filme vai acontecer?
O cocriador da franquia De Volta para o Futuro, Bob Gale, matou quaisquer esperanças que os fãs têm de ver um quarto filme.
Em entrevista à Variety, o roteirista disse que não vão fazer De Volta para o Futuro 4 por não querer “vender os personagens para a prostituição”:
“As pessoas dizem: ‘Por que vocês não fazem De Volta para o Futuro: Parte 4?’, disse ele. “Quando eles dizem isso, estão dizendo: ‘Quero algo que me faça sentir tão bem quanto o original’. Isso é o que [a peça de teatro de De Volta para o Futuro] é. Essa é a sensação que você vai ter aqui quando vir esse espetáculo. Não há necessidade de voltar a beber dessa fonte . Você já viu muitas pessoas voltarem várias vezes. Como já disse muitas vezes, os personagens de De Volta para o Futuro são minha família, meus filhos. Você não vende seus filhos para a prostituição”, concluiu.
A trilogia De Volta para o Futuro está disponível no Globoplay.