A saga de filmes Crepúsculo, que adapta os livros escritos por Stephenie Meyer, é muito adorada pelos fãs de todo o mundo. Estrelas como Robert Pattinson, Taylor Lautner e Kristen Stewart ganharam mais notoriedade com os fimes.
O primeiro filme, lançado em 2008, recebeu críticas mistas, mas se tornou um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 407 milhões no mundo todo.
Posteriormente, a franquia se expandiu, e ao todo conta com cinco filmes. Os dois últimos foram divididos em duas partes, com o subtítulo Amanhecer. A saga foi finalizada em 2012.
“A estudante Bella Swan conhece Edward Cullen, um belo mas misterioso adolescente. Edward é um vampiro, cuja família não bebe sangue, e Bella, longe de ficar assustada, se envolve em um romance perigoso com sua alma gêmea imortal”, revela a sinopse.
Além de Pattinson, o novo Batman, Lautner e Stewart, o elenco ainda conta com Nikki Reed, Anna Kendrick, Ahsley Greene, entre outros nomes conhecidos.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Jacob-Black-Taylor-Lautner-em-Lua-Nova-Reproducao-1200x900-1.jpg)
Um sacrifício necessário
Taylor Lautner, que interpretou Jacob na franquia, tem uma tensão romântica complicada com Bella. O grande problema é que todos os seus parentes são lobisomens, e Edward, um vampiro, entra em desacordo quase sempre com Jacob.
Em entrevista ao Yahoo, o ator comentou que foi um pesadelo realizar a dieta rigorosa pedida pela produção do primeiro longa-metragem.
Ele revelou que tinha 16 anos na época, e para manter seu papel, teve de ganhar 35 quilos de músculo, além de manter a dieta em dia com uma boa alimentação.
“Para este pequeno papel que eu fiz quando eu tinha 16 anos, eu pesava 140 quilos e tive que ganhar 35 quilos de músculo para manter meu papel”, disse o ator.
Lautner detalhou um pouco o que comia, e quanto precisava consumir. A todo, ele deveria consumir 5 mil calorias por dia para manter seu peso, e comia batata-doce crua acompanhadas de shakes de proteína.
“Isso foi um pesadelo absoluto no compartimento da dieta: batata-doce crua, rissóis de peru e shakes de proteína que eram essencialmente apenas lama. Isso foi difícil. Eu tinha que consumir pelo menos 5.000 calorias por dia para manter o peso que eu estava”, revela Lautner.
O trabalho evidentemente valeu a pena, mas o comentário da estrela afirma que a experiência não foi tão positiva assim. Ele não revelou se teve alguma ajuda do estúdio, mas é provável que tenha trabalhado com personal trailer e nutricionista na época.
Assim como Lautner, Pattinson detalhou suas lutas para entrar em forma no papel de Edward Cullen, embora tenha admitido ter sido impossível de competir com o colega de elenco.
No Brasil, os filmes de Crepúsculo podem ser assistidos em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay.