Cotado ao Oscar

Christopher Nolan elogia atuação de Dwayne Johnson em Coração de Lutador: “Devastadora”

Diretor de Oppenheimer destacou a performance dramática do astro em novo filme da A24 sobre o lutador Mark Kerr

Dwayne Johnson em Coração de Lutador
Dwayne Johnson em Coração de Lutador

O diretor vencedor do Oscar, Christopher Nolan (Oppenheimer), elogiou a atuação de Dwayne Johnson em Coração de Lutador, novo filme da A24 que retrata a vida do lutador de MMA Mark Kerr. Conhecido por papéis de ação em franquias como Velozes & Furiosos e Jumanji, Johnson vive aqui seu papel mais dramático até o momento, em uma história que mistura glória esportiva, vícios e relacionamentos conturbados.

Durante uma sessão especial no teatro DGA, em Los Angeles, Nolan participou de um bate-papo com o diretor do filme, Benny Safdie. Ao comentar o desempenho de Johnson, o cineasta foi enfático:

“É devastador. Acho que é uma performance incrível. Não acredito que veremos algo melhor este ano.”

Coração de Lutador acompanha a trajetória real de Mark Kerr (Johnson), um dos pioneiros do MMA, entre o fim dos anos 1990 e o início dos 2000. O longa mostra os altos e baixos de sua carreira, seus problemas com o uso de substâncias e o relacionamento conturbado com a namorada Dawn Staples, interpretada por Emily Blunt.

A produção da A24 tem gerado grande expectativa e já desperta comentários sobre uma possível indicação ao Oscar para Dwayne Johnson, que entrega no filme uma das performances mais intensas de sua carreira.

Dwayne Johnson em Coração de Lutador
Dwayne Johnson em Coração de Lutador

Fracasso de bilheteria

Apesar do sucesso com a crítica, Coração de Lutador teve a pior bilheteria de estreia da carreira de Johnson. Segundo a revista VarietyCoração de Lutador estreou em terceiro lugar nas bilheteiras norte-americanas, arrecadando apenas 5,9 milhões de dólares em 3.345 salas — bem abaixo das projeções de 8 a 15 milhões de dólares. O número representa o pior desempenho da carreira de Johnson, ficando abaixo de Rápida Vingança (2010), que fez US$ 8,5 milhões, sem ajustes pela inflação.

O resultado também é um revés para a produtora A24, que investiu cerca de 50 milhões de dólares na produção e outros milhões em divulgação, incluindo participações em festivais como Veneza e Toronto.

Apesar disso, o resultado não deve ser visto como um fracasso completo. O longa é um drama biográfico, gênero que naturalmente arrecada menos do que os blockbusters de franquias com os quais Johnson está acostumado, como Jumanji: Bem-Vindo à Selva e Velozes & Furiosos 8. Outros filmes mais intimistas do ator também tiveram aberturas modestas, como Snitch (13,2 milhões) e Gridiron Gang (14,4 milhões).

Por conta de sua atuação em Coração de Lutador, Dwayne Johnson está sendo cogitado para o Oscar de Melhor Ator do ano que vem – leia mais.

Coração de Lutador está em cartaz nos cinemas brasileiros.