Mea-culpa

Chefe da Marvel admite culpa em escalação polêmica de Doutor Estranho

Filme foi acusado de whitewashing

Chefe da Marvel admite culpa em escalação polêmica de Doutor Estranho

Doutor Estranho causou muita polêmica ao escalar Tilda Swinton como a Anciã. Não pela troca de gêneros e sim por ela ser uma atriz branca interpretando personagem, originalmente, asiático. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, assumiu a culpa em relação a isso.

A intenção era fugir de estereótipos, mas Feige e sua equipe na Marvel acabaram se autossabotando ao escolher Swinton para viver a personagem.

“Achávamos que estávamos sendo muito inteligentes e inovadores. Não queríamos fazer o clichê do homem asiático enrugado, velho e sábio”, disse Feige em entrevista à Men’s Health.

“Mas foi um alerta para dizer: ‘Bem, espere um minuto, há alguma outra maneira de fazer isso? Existe alguma outra maneira de não cair no clichê e, ao mesmo tempo, escalar um ator asiático?’. E a resposta para isso, claro, é sim'”, continuou o presidente da Marvel Studios.

Desde então, eles aprenderam e mostraram isso com a escolha do elenco de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que é majoritariamente composto por atores e atrizes de origem ou ascendência asiática.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro nos cinemas brasileiros.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+