Contém spoilers!
Até o Céu é um suspense de ação espanhol com sede em Madrid. Dirigido por Daniel Calparsoro e estrelado por Miguel Herrán (o Rio de La Casa de Papel) como o ambicioso protagonista Ángel, o filme retrata dois lados muito diferentes da sociedade espanhola.
O filme, que também conta com Fernando Cayo (que interpretou o Coronel Luis Tamayo de La Casa de Papel), segue a ascensão de Ángel dos subúrbios da cidade aos escalões da alta sociedade de Madrid devido a roubos, para os quais ele parece ter um dom.
Uma mistura ardente de ação, romance e traição, tudo junto com assaltos audaciosos, Até o Céu combina alguns dos temas mais amados da televisão espanhola contemporânea e os apresenta ao público com desenvoltura e uma reviravolta no final para surpreender!
Se a conclusão de Até o Céu deixou você com dúvidas, aqui está uma explicação geral.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2021/04/FireShot-Capture-975-Netflix-www.netflix.com_-e1617373457688.jpg)
Final explicado
Logo depois de se encontrar com um lavador de dinheiro, Ángel percebe um rastreador de localização em seu carro. Rogelio também informa que Mercedes não é confiável e parte para Paris, possivelmente porque algo está para acontecer.
Enquanto isso, os amigos e a esposa de Ángel estão em um hotel, observando um grupo de homens chineses, e logo percebemos que ele e sua gangue estão tentando roubar a máfia chinesa.
Quando Ángel percebe que é possível que a polícia esteja esperando para pegá-los em flagrante e que Mercedes o tenha traído, consciente ou inconscientemente, ele corre para o hotel enquanto tenta ligar para sua esposa, Sole, pedindo que ela aborte o roubo.
Assim que ele entra no hotel, a polícia, que vinha rastreando ele e sua gangue, os cerca e prende todos.
Sole, no entanto, esconde as pastas incriminatórias contendo o dinheiro antes que eles a capturem. Da delegacia, ela liga para Estrella e pede que ela retire as pastas do hotel para que a polícia não as use como prova.
Ela também pede a Estrella para fugir com Ángel assim que eles forem soltos. Estrella, embora hesitante, finalmente concorda em pegar as pastas.
Depois de recolhê-los, ela se senta em seu carro, sorrindo e olhando para uma velha foto de Ángel que ela havia tirado, quando o misterioso policial com uma cicatriz aparece fora de sua janela e atira em sua cabeça.
Ele então recolhe as pastas do carro dela e vai embora. A próxima cena é a cena de encerramento do filme e também a que vemos na abertura: Ángel bate com o carro violentamente em uma joalheria.
Antes de fazê-lo, vemos uma tatuagem de lótus que ele tem no braço, semelhante à que Estrella tinha.
O final nos deixa com muitas perguntas, especialmente depois que Estrella é morta. No entanto, a pergunta mais imediata que vem à mente é o que acontece logo depois que o filme acaba.
Já vimos Ángel bater com seu veículo antes, pois era o método preferido de sua gangue para invadir lojas. Mas, no passado, ele sempre fez isso com sua gangue e nunca sozinho.
Além disso, nessa situação, ele não está preparado e não usa máscara cobrindo o rosto, correndo o risco de ser identificado.
Tudo isso nos leva a concluir que a tristeza pela perda de Estrella, combinada com sua necessidade incessante de continuar cometendo roubos, tornou Ángel autodestrutivo. Isso também dá outra interpretação do nome do filme.
Considerando que inicialmente “Até o Céu” significava a ambição de Ángel de adquirir riqueza e poder, agora parece significar sua atitude autodestrutiva e um aparente desejo de morte.
É mais provável que Ángel seja apreendido logo após entrar na joalheria. Seu roubo, se é isso que ele estava planejando, não teve sucesso.
Mesmo que ele saia impune com algum saque, o fato de ele não estar usando uma máscara significa que ele é facilmente culpado pelo crime por ser pego por câmeras de vigilância, algo que já aconteceu antes.
Portanto, conclui-se que Ángel seja provavelmente preso ou tenha que fugir depois do assalto à loja.
No Brasil, Até o Céu está agora disponível na Netflix.