Confira

As piores coisas que Galactus, vilão de Quarteto Fantástico, já fez na Marvel

Entre punições cruéis e catástrofes cósmicas, o devorador de mundos deixou grandes marcas.

As piores coisas que Galactus, vilão de Quarteto Fantástico, já fez na Marvel

Ao longo das décadas, a presença de Galactus nos quadrinhos da Marvel transformou diversos arcos e deixou um rastro de destruição. Com poder suficiente para redefinir a realidade, suas escolhas nem sempre foram tão neutras quanto parecem.

Embora muitas histórias tentem enquadrar Galactus como uma força inevitável do universo, seus atos mostram que ele é perfeitamente capaz de tomar decisões cruéis e egoístas. Algumas dessas ações tiveram impactos devastadores e, em vários momentos, ele ultrapassou os limites da razão em nome de suas próprias vontades.

Consumiu mundos habitados

Na minissérie “Galactus: O Devorador” (1999), escrita por Louise Simonson, Galactus desenvolve um vício em consumir mundos habitados. Mesmo podendo se alimentar de planetas sem vida, ele passa a buscar apenas aqueles com civilizações, pois a energia obtida parece mais satisfatória.

O apetite de Galactus cresce a ponto de se tornar insaciável, levando-o a ameaçar novamente a Terra. Surfista Prateado, Vingadores e o Quarteto Fantástico se unem a outros aliados para contê-lo. Ao fim da saga, Galactus é derrotado, mas isso acaba liberando Abraxas, uma entidade ainda mais perigosa.

Manipulou o Surfista Prateado

Ao se aliar ao Quarteto para salvar a Terra em “Quarteto Fantástico” #50, Surfista Prateado trai Galactus. Como punição, o Devorador retira seu Poder Cósmico e o aprisiona no planeta, impedindo que ele retorne a Zenn-La e reencontre sua amada Shalla-Bal.

Já em “Surfista Prateado” #48, o Surfista confronta seu antigo mestre em busca de respostas sobre os horrores que testemunhou e Galactus revela que alterou a essência de Norrin Radd para impedir que ele sentisse culpa ao ajudar na destruição de planetas.

Castigou heróis de formas cruéis

Em “Fantastic Four” #175, Ben Grimm havia conseguido voltar à forma humana com ajuda de um exoesqueleto, mas Galactus desfaz esse progresso com um simples disparo ocular, revertendo Ben ao estado de Coisa.

Em outro momendo, Rom, o Cavaleiro do Espaço, engana Galactus ao conduzi-lo até uma nebulosa inútil. Em represália à traição, o vilão muda a localização de Galador, tornando quase impossível que o herói encontre seu lar novamente.

Além disso, em um universo alternativo da série What If…?, Galactus sequer comparece ao julgamento de Reed Richards, que havia salvado sua vida. Sem sua defesa, o herói é condenado à morte.

Potencial de destuíção em massa

Outro momento de devastação acontece quando Galactus destrói o planeta Skrullos, lar dos Skrulls. Essa ação gera uma série de conflitos internos entre os sobreviventes e acaba culminando na Invasão Secreta. É um dos eventos mais traumáticos do universo Marvel e tudo começou com um apetite descontrolado.

No evento “Aniquilação”, ele libera uma explosão de energia tão violenta que acaba destruindo três sistemas estelares inteiros, exterminando bilhões de vidas em questão de segundos.

Já em Em “Fantastic Four” #586 e #587, a Terra enfrenta ameaças crescentes e Nu-World surge como um plano B para preservar a vida humana. Porém, quando o planeta é puxado por um buraco negro, o Devorador de Mundos vê ali uma fonte promissora de energia. Ignorando qualquer tentativa de diálogo, ele reduz o planeta a nada.

Galactus Ultimate

Na realidade alternativa do Universo Ultimate, Galactus assume uma forma completamente diferente. Rebatizado como Gah Lak Tus na Terra-1610, ele deixa de ser um ser solitário e passa a agir como uma inteligência coletiva composta por bilhões de nanomáquinas.

Essa entidade se move pelo cosmos por meio de ondas psíquicas e sinais virais, destruindo a sanidade de civilizações inteiras antes mesmo de sua chegada física.

Esses autômatos são responsáveis por disseminar um vírus que devora carne e transmite uma onda psíquica que enlouquece civilizações inteiras, representando uma das releituras mais assustadoras já feitas do Devorador de Mundos.

Papel do Galactus no MCU

Os trailers e imagens promocionais de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, já adiantaram que o Devorador de Mundos vai fazer sua estreia no MCU e, segundo teorias de fãs, ele será o catalisador da migração do Quarteto para o universo 616, atual linha principal da Marvel.

Essas especulações ganham força com a confirmação de que o filme se conecta diretamente aos próximos grandes eventos cósmicos do estúdio. Galactus pode ser o responsável pela destruição do universo original da equipe, obrigando-os a buscar refúgio em uma nova realidade.

Ainda sem confirmação sobre essas hpóteses, o mistério será respondido nesta quinta, 25 de julho, com o lançamento de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos em todos os cinemas brasileiros.