Um ano após emocionar o público no Festival de Veneza de 2024, o orgulho brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, continua escrevendo sua história de sucesso. O primeiro original Globoplay acaba de ser eleito o melhor filme do ano pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI), recebendo o prestigioso Grand Prix, concedido anualmente por críticos do mundo todo.
Com uma votação que reuniu 739 críticos de 75 países, esta foi a primeira vez na história que uma produção brasileira levou o troféu máximo da FIPRESCI, criado em 1999. Walter Salles receberá a honraria durante a cerimônia de abertura do Festival de San Sebastián, na Espanha, no próximo dia 19 de setembro.
Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o filme também já venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, o Globo de Ouro de Melhor Atriz, o Leão de Prata de Melhor Roteiro em Veneza e levou 13 troféus no Grande Otelo, premiação da Academia Brasileira de Cinema. No total, Ainda Estou Aqui já acumula prêmios em 61 festivais e premiações ao redor do mundo.
Aclamado pela crítica e pelo público, Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra o drama vivido pela família do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. A trama é conduzida pela força de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, que assume o protagonismo da vida familiar após a tragédia.
A vitória do filme no Oscar em março foi histórica e marcou a primeira vez que o Brasil conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional. Ao vencer produções da França, Letônia, Alemanha e Dinamarca, o longa consolidou sua posição como referência mundial na produção cinematográfica contemporânea.
Durante seu discurso ao receber o Oscar, Walter Salles agradeceu “em nome do cinema brasileiro” e dedicou o prêmio a Eunice Paiva, mulher que inspirou a narrativa. Também homenageou Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que deram vida à personagem nos cinemas.
Além do reconhecimento internacional, o filme também brilhou em solo brasileiro. No Prêmio Grande Otelo, em julho, Ainda Estou Aqui foi o grande destaque da noite, conquistando 13 das 16 categorias possíveis, incluindo melhor filme, direção, atriz e ator.
Ainda Estou Aqui está disponível no Globoplay.