O diretor Christopher Nolan, eternizado por filmes como Oppenheimer e Interestelar, está apostando todas as suas fichas no seu épico A Odisseia. Agora, a produção ganhou mais uma novidade: se tornará a primeira a ser filmada inteiramente com câmeras Imax.
Vale lembrar que as câmeras Imax são utilizadas para projetar filmes em alta resolução e gerar mais imagens mais nítidas e detalhadas que as convencionais. Nolan é fã da tela grande, mas nunca tinha filmado um filme inteiramente em Imax até agora, apesar de já ter usado a tecnologia em alguns dos seus longas.
Após o sucesso de Oppenheimer, que arrecadou mais de US$ 190 milhões em telas Imax, Nolan solicitou a empresa que melhorasse as câmeras, tornando-as mais leves e silenciosas, e resolvesse problemas com a digitalização e o processamento do filme de 70 mm das câmeras, para que ele pudesse assistir às filmagens enquanto elas estivessem rodando.
O CEO da Imax, Rich Gelfond, falou sobre a solicitação de Nolan: “Chris me ligou e disse: se você conseguir descobrir como resolver os problemas, farei [A Odisseia ] 100% em Imax. E é isso que estamos fazendo. Ele nos forçou a repensar esse lado do nosso negócio, nossos gravadores de filme, nossas câmeras de filme.”
Vale destacar que as câmeras Imax estão reservadas para Nolan por enquanto, mas serão alugadas para outros diretores depois que ele terminar A Odisseia.
O filme será uma adaptação da obra A Odisseia, clássico da literatura escrito por Homero, e acompanhará a jornada de Odisseu (Matt Damon) e o seu retorno à sua casa, na ilha de Ítaca, 10 anos após a Guerra de Troia. Até hoje, a história é considerada uma das maiores e melhores obras da literatura mundial.
O elenco contará com Matt Damon, Tom Holland, Zendaya, Robert Pattinson, Charlize Theron, Anne Hathaway, Lupita Nyong’o, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e mais.
A Odisseia promete ser um dos filmes mais grandiosos da carreira de Nolan, dado o seu orçamento, que gira em torno de US$ 250 milhões.
A Odisseia tem estreia marcada para 17 de julho de 2026.