Protagonismo

7 filmes da Netflix sobre mulheres empoderadas

As melhores histórias para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Millie Bobby Brown como Enola Holmes
Millie Bobby Brown como Enola Holmes

Em pleno Dia Internacional da Mulher, nada melhor que assistir na Netflix filmes sobre mulheres empoderadas, batalhadores e poderosas – que lutam pelo controle de seus próprios destinos e protagonizam feitos impressionantes em uma sociedade patriarcal.

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975 pela Organização das Nações Unidas. Atualmente, a data é celebrada em mais de 100 países.

A data especial foi criada originalmente em meio às lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, igualdade de gênero e muito mais.

Hoje em dia, o Dia Internacional da Mulher serve para celebrar as contribuições das mulheres para a sociedade e para lembrar suas conquistas sociais, políticas e econômicas. Nesta data tão importante, veja abaixo os 7 melhores filmes da Netflix sobre mulheres empoderadas.

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

Dirigido por Amy Poehler, Moxie chegou ao catálogo da Netflix em 2018, e fez muito sucesso com o público internacional. O longa acompanha a história da tímida Vivian Carter, uma adolescente que se cansa do machismo de sua escola e encontra no passado rebelde da mãe uma inspiração para mudar essa situação. De forma anônima, com a contribuição de suas melhores amigas, a protagonista publica um ‘zine’ com críticas ao sexismo do colégio, o que acaba provocando uma verdadeira revolução na escola.

Mary Shelley

Mary Shelley, como o próprio nome já indica, conta a história de uma das escritoras mais importantes da literatura mundial. Nascida em 1797, a autora revolucionou o terror ao escrever o livro Frankenstein, considerado um dos mais icônicos de todos os tempos. Lançado em 2017, o longa foca principalmente no relacionamento de Mary Shelley com seu primeiro amor, o poeta Percy Bysshe Shelley, e sua inspiração para a criação da mais famosa história. O longa é protagonizado por Elle Fanning, e conta também com Maisie Williams e Douglas Booth no elenco.

Becoming: A Minha História

Se você gosta de filmes sobre mulheres empoderadas da vida real, Becoming: A Minha História é uma ótima opção. O documentário é ambientado nos bastidores da turnê de lançamento do best-seller homônimo de Michelle Obama, uma autobiografia sobre suas experiências na Casa Branca e sua luta para se tornar a primeira mulher negra a ocupar o posto de Primeira Dama dos Estados Unidos. O longa faz um ótimo trabalho ao abordar a trajetória de Michelle Obama e mostrar a importância da representatividade para mulheres negras do mundo todo.

Enola Holmes

Embora não seja baseado em uma história real, Enola Holmes é um ótimo filme para assistir no Dia Internacional da Mulher, principalmente em família. Protagonizado por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things, o longa acompanha a história da irmã mais nova de Sherlock Holmes, que se envolve em um grande mistério na Inglaterra Vitoriana. Além de contar com uma história divertida e repleta de reviravoltas, o longa consegue apresentar conceitos feministas de maneira leve e sensível à audiência mais jovem. O longa conta também com Helena Bonham Carter, Sam Claflin e Henry Cavill no elenco.

Radioactive

Radioactive é sobre Marie Curie, uma das cientistas mais importantes da história mundial. Com Rosamund Pike no papel principal, o longa mostra a trajetória de Marie Curie, que movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, embarca em uma incrível jornada científica junto do marido, Pierre. Na vida real, Marie foi uma pioneira nos estudos da radioatividade, e a primeira (e única) mulher a ganhar o Prêmio Nobel em duas ocasiões diferentes. Além de Rosamund Pike, o longa tem Sam Riley e Anya Taylor-Joy.

Mães Paralelas

Escrito e dirigido por Pedro Almodóvar, Mães Paralelas se tornou um enorme sucesso com a crítica especializada, figurando nas premiações mais importantes da indústria do entretenimento. O longa espanhol aborda conceitos extremamente importantes para as mulheres, como a maternidade, a vida e a morte. Mães Paralelas aborda a história de duas mães solo que se conhecem no hospital, dão à luz no mesmo dia e criam um vínculo impressionante, que transforma para sempre suas vidas. O filme rendeu a Penélope Cruz sua 2ª indicação ao Oscar de Melhor Atriz, após Volver (2006).

Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?

Para terminar a lista, nada melhor que um documentário que fala intimamente sobre o movimento feminista. Também encontrado com o título original “Feminists: What Were They Thinking?”, o filme traz entrevistas com pensadoras, filósofas, jornalistas, atrizes e muitas outras mulheres empoderadas que abordam o feminismo sob as mais diversas perspectivas. O longa conta, por exemplo, com a participação de Jane Fonda, Judy Chicago, Lily Tomlin e Margaret Prescod.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.