O ator norte-americano Jeremy Renner, conhecido por interpretar o Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel, foi acusado pela cineasta chinesa Yi Zhou de comportamento abusivo e ameaças durante e após o relacionamento entre os dois.
A diretora, de 34 anos, relatou que Renner chegou a ameaçá-la com uma denúncia à agência de imigração dos Estados Unidos (ICE) e a teria deixado temendo por sua vida após um episódio de violência em sua residência, em Nevada.
Segundo Zhou, os dois começaram a se relacionar no início de 2025, após o ator demonstrar interesse em participar de dois de seus projetos: o documentário Chronicles of Disney e o filme de animação Stardust Future. Ela afirma que o comportamento de Renner mudou repentinamente durante uma reunião de trabalho em agosto, quando ele teria consumido uma garrafa de vinho sozinho e começado a gritar por horas, levando-a a se trancar em um quarto com medo.
“Eu estava discutindo detalhes logísticos do documentário, e ele começou a gritar, cada vez mais irritado. Tive que me trancar para me proteger, rezando para que ele não entrasse no quarto durante a noite”, disse a cineasta ao Daily Mail.
Zhou também publicou em seu Instagram mensagens atribuídas ao ator, nas quais ele supostamente a ameaçava chamar a imigração americana após ela questioná-lo sobre condutas inadequadas.
“Quando pedi que ele me respeitasse como mulher e como cineasta, ele respondeu dizendo que avisaria a imigração”, afirmou.
Além disso, a diretora acusa Renner de ter enviado imagens íntimas não solicitadas e de tê-la “usado e negado” após o fim da relação.
Até o momento, Jeremy Renner não comentou publicamente as alegações. O ator, indicado duas vezes ao Oscar, continua vinculado a novos projetos no streaming e no cinema, mas a repercussão das denúncias deve gerar novos desdobramentos nas próximas semanas.
O ator atualmente pode ser visto na 4ª temporada de Mayor of Kingstown, que tem novos episódios lançados aos domingos pelo Paramount+.

