![Byun Hee-Bong Byun Hee-Bong](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=.jpg&quality=91&imagick=/wp-content/uploads/2023/09/byun-hee-bong-was-seen-in-bong-j-1024x576.jpg)
O veterano ator sul-coreano Byun Hee-bong, mais conhecido por suas colaborações com Bong Joon-ho (Parasita), incluindo Okja e Memórias de um Assassino, faleceu. Ele tinha 81 anos.
A família de Hee-bong confirmou que o ator faleceu na segunda-feira, após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas, em um comunicado ao veículo de notícias local Yonhap News Agency (via Deadline).
Nascido no sul da Coreia em 1924, Hee-bong começou sua carreira nos palcos antes de se dedicar à televisão.
Alguns de seus créditos mais notáveis na TV incluem The First Republic (1981), The Joseon Dynasty 500 Years: Seoljungmae (1985) e The Legendary Doctor – Hur Jun (1999).
Posteriormente, Hee-bong migrou para o cinema. Ele é mais conhecido internacionalmente por seu trabalho com o cineasta de Parasita, Bong Joon-ho.
Hee-bong atuou em quatro filmes do vencedor do Oscar: Cão Que Ladra Não Morde, Memórias de um Assassino, O Hospedeiro e Okja.
Carreira de sucesso
Hee-bong recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Baeksang Arts Award de Ator Mais Popular em 1985 e Melhor Ator Coadjuvante no Blue Dragon Film Awards de 2006 por sua atuação em O Hospedeiro.
Em 2020, ele foi agraciado com a Ordem de Mérito Cultural Eungwan, a segunda mais alta honraria do governo coreano em cultura.
A última aparição de Byun nas telas parece ter sido na série de K-drama de 2019, My Lawyer, Mr. Jo 2: Crime and Punishment. O programa é uma sequência da série de 2016, My Lawyer, Mr. Jo.