Ari Aster dirigiu alguns dos melhores filmes de terror da A24, Hereditário e Midsommar, embora tenha se dedicado também a comédias de humor negro como a recém-lançada Eddington e Beau Não Tem Medo. Independente do gênero que trabalha, ele sempre deixa sua marca e é difícil imaginar que Aster quase dirigiu um filme da Marvel. Ele recebeu a oportunidade para dirigir o longa de vampiros Morbius, como relembrou em entrevista à Semafor.
“Acho que não deveria dizer. Deveria? Me pediram para fazer Mor… É ‘Mobius?’ ‘Morbius?’ Poderíamos ter adicionado à minha lista [de fracassos]”, disse Ari.
Em Morbius (2022), Jared Leto estrela como o bioquímico Michael Morbius que tenta se curar de uma doença rara no sangue, mas acaba se infectando com uma forma de vampirismo. Ele também tem um irmão chamado Milo Morbius (Matt Smith), que sofre da mesma predileção, mas, ao contrário do personagem anti-herói de Leto, ele opta por abraçar sua sede de sangue e causar algum caos. Como Morbius tem elementos de terror, é compreensível que a Sony Pictures e a Marvel tenham procurado Aster para dirigir, já que ele se consolidou como mágico de pesadelos.
Como você deve ter percebido, Aster mal se lembra do título do filme, então isso já é suficiente para indicar seu desinteresse em trabalhar com a Marvel. O diretor também criticou filmes de super-heróis no passado.
O problema de Ari Aster com filmes de super-heróis
Aster não é o único a criticar filmes de super-heróis, já que Martin Scorsese também já fez isso certa vez. Scorsese comparou os filmes do Universo Cinematográfico Marvel a brinquedos de parques temáticos (e não de uma forma divertida). Ari Aster não foi tão feroz como Scorsese na crítica, mas deixou claro que se incomoda com o domínio da Marvel e da DC na cultura pop. Confira abaixo sua declaração à PTI.
“Estou incomodado com o monopólio. Mas provavelmente é mais seguro para mim não apresentar uma opinião, já que é um escândalo toda vez que alguém o faz. Mas acho que qualquer monopólio é prejudicial, e certamente isso se aplica a este.”
Portanto, Aster prefere contar histórias originais onde as possibilidades são ilimitadas. No caso de Morbius, o cineasta certamente iria conseguir elevar o nível do filme, embora não tivesse permissão para fazer algo tão macabro ou perturbador quanto Hereditário ou Midsommar.
Morbius está disponível na Netflix.