O Marché du Film – o maior mercado internacional de cinema e encontro de profissionais do setor – tem o orgulho de anunciar o Brasil como o País de Honra oficial para a tão aguardada edição de 2025, que ocorrerá de 13 a 21 de maio, durante a 78ª edição do Festival de Cannes. Esse prestigiado reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional.
A participação do Brasil no Marché du Film também se alinha à Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), uma iniciativa de intercâmbio cultural que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Nessa temporada, ambas as nações promoverão uma série de eventos com o objetivo de fortalecer seus laços culturais, econômicos e acadêmicos.
Organizado em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil e em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores — por meio do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris —, bem como com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o programa País de Honra reunirá os principais cineastas, produtores e tomadores de decisão do Brasil para interagir com a comunidade internacional do cinema em Cannes. Por meio de uma programação rica de eventos, o Brasil pretende mostrar a diversidade e a força de sua indústria cinematográfica e audiovisual, fomentando o diálogo para aprimorar coproduções e expandir o alcance global da narrativa brasileira.
A participação do Brasil se estenderá por vários dos programas-chave do Marché du Film e incluirá exibições de filmes e documentários em desenvolvimento, eventos exclusivos de networking e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução. Detalhes específicos do programa serão anunciados nos próximos meses.
O Brasil também dará início ao evento do Marché du Film, sediando a festa oficial de abertura na icônica Plage des Palmes – o local conjunto do Festival de Cannes e do Marché du Film. Essa noite de celebração envolverá os participantes no espírito da cultura brasileira.
Ao longo do evento, o Brasil será representado por diversas instituições dentro do Palais des Festivals, atuando como um centro para networking, reuniões de negócios e conexões na indústria. Além disso, o país terá destaque em vários painéis e eventos de networking, proporcionando importantes espaços para a promoção e o desenvolvimento de negócios do setor audiovisual brasileiro.
Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil, que estará presente em Cannes este ano, destacou a importância desta ocasião, afirmando: “Brasil e França sempre compartilharam uma parceria forte e em constante evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e das indústrias criativas. Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre nossas duas nações.”
Joelma Gonzaga, Secretária de Assuntos Audiovisuais do Ministério da Cultura do Brasil, que também estará presente em Cannes, acrescentou: “O Brasil sempre teve uma forte presença no cinema internacional, especialmente em Cannes. Isso tem sido consistentemente refletido no Marché du Film e ser o País de Honra em 2025 consolida e amplifica ainda mais essa parceria. Esta é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro. Além disso, nossa presença está alinhada com as celebrações que marcam 200 anos de relações diplomáticas e culturais entre nossos países. Estamos prontos para assumir este palco com toda a força da nossa indústria!”
Guillaume Esmiol, Diretor Executivo do Marché du Film, expressou seu entusiasmo por essa colaboração: “Estamos entusiasmados em receber o Brasil como nosso País de Honra para a edição de 2025 do Marché du Film. O Brasil é um país muito criativo, com uma indústria cinematográfica vibrante. Observamos um aumento constante no número de profissionais brasileiros em Cannes nos últimos anos, com um aumento de +26% somente no ano passado. Com o significado adicional da Temporada Brasil-França, essa parceria simboliza a força global da indústria cinematográfica brasileira e sua forte relação com Cannes.”
O Brasil segue os passos da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022) como o quarto país a receber o título de País de Honra. Estabelecida pelo Marché du Film, essa iniciativa celebra uma nação diferente a cada ano, reconhecendo suas contribuições para a indústria cinematográfica global.
O Marché du Film – Festival de Cannes abre suas portas em 13 de maio de 2025, com o mercado de cinema funcionando até 21 de maio e o Festival concluindo suas atividades em 24 de maio.