Um dos fundadores do Cinema Novo, o cineasta Cacá Diegues faleceu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos. De acordo com reportagem do G1, o cineasta estava internado por causa de uma cirurgia, a qual sofreu complicações e veio a falecer.
Ao lado de Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade, o diretor se tornou um dos fundadores do Cinema Novo, entregando filmes como Quando o Carnaval Chegar (1972), Joanna Francesa (1973), Xica da Silva (1976) e mais.
Com um relacionamento duradouro com o Festival de Cannes, Diegues estreou um de seus filmes mais aclamados, Bye Bye Brasil na premiação, onde chegou a competir pela Palma de Ouro.
Além desses títulos, o diretor adaptou Tieta do Agreste para as telonas em 1996, e conquistou novos públicos com a comédia Deus é Brasileiro, em 2003. Inclusive, Diegues estava trabalhando na sequência do filme ao lado de Antônio Fagundes, que deve chegar aos cinemas ainda neste ano.
Seu último filme, O Grande Circo Místico, lançado em 2018, chegou a ser escolhido para representar o Brasil no Oscar daquele ano, mas acabou ficando para trás nas pré-listas de indicados.
Diegues deixa a esposa, Renata Magalhães, e seus filhos e netos.