Lex Luthor é, definitivamente, o vilão mais icônico das HQs do Superman. Nos cinemas, o personagem já foi interpretado por diversos atores, de Kevin Spacey a Jesse Eisenberg. No entanto, de acordo com o site CBR, o “melhor Lex de todos” aparece em um filme que está bem longe do cânone da DC.
O filme mais recente do Superman a estrear nos cinemas foi Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, lançado em 2016. No longa, Clark Kent é interpretado por Henry Cavill. O ator britânico reprisa sua performance em A Liga da Justiça.
Com a despedida de Henry Cavill, o Superman ganhará um novo intérprete na DC. O ator, que ainda não foi anunciado, será o protagonista de Superman: Legacy, filme com previsão de estreia para 2025.
Enquanto James Gunn não anuncia o novo intérprete do Superman na DC, confira abaixo o filme que traz o melhor Lex Luthor da história! (via CBR)

Melhor Lex Luthor do cinema não aparece em filmes do Superman
Como citamos anteriormente, Lex Luthor foi interpretado por vários atores no cinema. Gene Hackman é um dos exemplos mais importantes.
O ator interpreta Lex mais como um empresário ricaço do que como um cientista louco. Nos filmes de Richard Donner, o vilão não era tão inteligente como sua contraparte das HQs, mas compartilhava a mesma esperteza e o mesmo oportunismo do personagem.
A versão de Kevin Spacey, por sua vez, é mais parecida com o Lex Luthor dos quadrinhos, mas mesmo assim, ainda serve como uma espécie de “continuação” para o estilo estabelecido por Gene Hackman.
Batman vs. Superman, nesse sentido, subverte a figura de Lex Luthor com a escalação de Jesse Eisenberg. A nova caracterização do personagem, no entanto, foi extremamente criticada pelos fãs da DC, apontada por muitos como um dos maiores erros do DCEU.
É por isso que, de acordo com o site CBR, o melhor Lex Luthor da história do cinema não aparece nos filmes do Superman ou em qualquer outro projeto da DC. Na verdade, ele nem é um Lex Luthor propriamente dito!
Trata-se de Elijah Price – mais conhecido como Sr. Vidro – o personagem que Samuel L. Jackson interpreta na filmografia de M. Night Shyamalan, especificamente em Corpo Fechado e Vidro.
Para quem não conhece, o personagem sofre de uma versão exagerada da Osteogenesis Imperfecta, a “doença dos ossos de vidro”. Com ossos extremamente frágeis, o personagem sofre bullying na infância e encontra refúgio no mundo das histórias em quadrinhos.
Com o passar do tempo, Elijah se torna cada vez mais inteligente e misantropo, e eventualmente, se torna um verdadeiro super-vilão.
O personagem é, de várias maneiras, inspirado por Lex Luthor. Assim como o vilão da DC, Elijah é um homem extremamente inteligente que encontra uma incontrolável realidade na figura de alguém bem mais forte. Na DC, esse alguém é o Superman, e na obra de Shyamalan, é David Dunn (o personagem de Bruce Willis).
As similaridades entre os personagens englobam até mesmo a estética dos vilões. Assim como Lex Luthor, Elijah Price sempre costuma aparecer trajado de roxo. A diferença é que o personagem de Samuel L. Jackson troca a icônica careca de Luthor por um cabelo natural.
Ainda não se sabe se Lex Luthor retornará no próximo filme do Superman. Seja como for, Superman: Legacy deve estrear em meados de 2025.