Polêmica

The Crown: 5ª temporada deixou muitos escândalos da Família Real de fora

Novos episódios da série da Netflix se passam nos anos 90

Elizabeth Debicki como Princesa Diana em The Crown.
Elizabeth Debicki como Princesa Diana em The Crown.

Já disponível na Netflix, a 5ª temporada de The Crown aborda alguns dos maiores escândalos da Família Real – desde o ‘Tampongate’ até o divórcio do Príncipe Charles e Lady Di, passando pela crescente antipatia do público pela monarquia. No entanto, nem mesmo os 10 episódios do novo ano são capazes de abordar todos os escândalos da realeza.

“Diana e Charles travam uma guerra nos tabloides, e o papel da monarquia começa a ser questionado. Parece que a década de 1990 trará desafios para a Rainha Elizabeth”, afirma a sinopse oficial da 5ª temporada de The Crown.

Nos novos episódios, Imelda Staunton (Harry Potter) dá vida à Rainha Elizabeth II. O elenco conta também com Jonathan Pryce (Game of Thrones), Dominic West (The Wire), Elizabeth Debicki (O Grande Gatsby) e Lesley Manville (Harlots).

Mostramos abaixo alguns escândalos da Família Real que a 5ª temporada de The Crown não mostra; confira.

The Crown 5 não aborda escândalos de Lady Di e outros integrantes da Família Real

O “Tanpongate” – a constrangedora ligação do Príncipe Charles para Camilla – é o tema principal do 5º episódio da 5ª temporada de The Crown.

No entanto, a série da Netflix deixa de fora o “Squidgygate”, outro escândalo telefônico da Família Real. Nesse caso, a Princesa Diana foi a principal afetada.

Em 1992, o tabloide britânico The Sun publicou uma transcrição de uma ligação “íntima” de Lady Di para o amigo James Gilbey. Na chamada, Gilbey chama Diana pelo apelido “squidgy” (uma expressão inglesa que pode ser traduzida como ‘molenga’).

Na ligação, Diana também compara seu próprio casamento com o de uma personagem de EastEnders, uma das novelas mais populares do Reino Unido.

A 5ª temporada de The Crown também falha em abordar a viagem de Charles e Diana à Índia, que também aconteceu em 1992.

Foi nessa viagem que Diana tirou uma icônica foto, sozinha, em frente ao Taj Mahal. O monumento, vale lembrar, representa o amor de um marido por sua esposa.

“Ela parecia triste, acho que sabia como a história iria terminar”, afirma o historiador Anwar Hussein.

Mais de 20 anos depois, em 2016, o Príncipe William e Kate Middleton tiraram uma foto nesse exato lugar.

A 5ª temporada de The Crown começa em 1991 e termina em 1997. Mesmo assim, a série deixa de fora alguns dos maiores atos de caridade da Princesa Diana, incluindo seus famosos passos sobre um campo minado angolano.

Finalmente, The Crown 5 também falha em abordar (com profundidade) o término de Diana com o cirurgião Hasnat Khan.

Outros eventos, como o casamento da Princesa Anne com Sir. Timothy Laurence, são apenas citados.

A 5ª temporada de The Crown já está disponível no catálogo da Netflix.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.