Polêmica

Blonde: Filme erótico da Netflix recebe chuva de críticas após 1º trailer

Prévia do longa com Ana de Armas causou controvérsia nas redes sociais

Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.
Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.

Recentemente, a Netflix lançou o primeiro trailer de Blonde, uma de suas estreias mais aguardadas em 2022. Proibido para menores, o drama biográfico traz Ana de Armas como Marilyn Monroe. Após a divulgação da prévia, um detalhe do filme virou alvo de críticas e questionamentos nas redes sociais.

“Baseada no best-seller de Joyce Carol Oates, esta biografia fictícia da lendária Marilyn Monroe é estrelada por Ana de Armas”, afirma a sinopse oficial de Blonde na Netflix.

Dirigido pelo cineasta neozelandês Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford), o longa tem também Adrien Brody (Grande Hotel Budapeste), Bobby Cannavale (Nove Desconhecidos) e Julianne Nicholson (Mare of Easttown) no elenco.

Explicamos abaixo por que o primeiro trailer de Blonde, com Ana de Armas, causou polêmica nas redes sociais; confira.

Sotaque de Ana de Armas em Blonde é alvo de críticas na internet

Ana de Armas, a intérprete de Marilyn Monroe em Blonde, nasceu em Havana e cresceu em Santa Cruz del Norte, uma pequena cidade próxima à capital cubana.

No primeiro trailer de Blonde, o sotaque cubano de Ana de Armas ganha destaque – e se torna alvo de uma grande controvérsia.

Para diversos espectadores, o fato de Marilyn Monroe falar com um sotaque cubano “não faz sentido”. Afinal, a estrela de Hollywood era americana.

“Não vamos fingir que a Marilyn Monroe era hispânica simplesmente para a Ana de Armas arrumar um trabalho. Eu até gosto da Ana, mas essa foi uma grande falha na escalação”, comentou um assinante da Netflix.

O fato de Ana de Armas ter passado “mais de 9 meses” treinando o dialeto também gerou críticas nas redes sociais.

“Sei que o filme ainda não estreou, mas o sotaque da Ana de Armas está muito forte. Ela não soa nem um pouco como a Marilyn”, comentou outra fã.

As críticas, primordialmente, parecem ignorar o fato de atores americanos já terem destroçado inúmeros sotaques estrangeiros e filmes e séries.

“Para todos que estão criticando o sotaque da Ana de Armas como Marilyn Monroe, gostaria de lembrar que temos uma longa história de atores americanos estragando sotaques de outras nacionalidades. E nesses casos, vocês nem piscam”, argumentou uma espectadora.

Além disso, as críticas a Ana de Armas não fazem sentido. Afinal, o sotaque da atriz é irrelevante à qualidade do filme.

Blonde não tem a intenção de ser um “filme biográfico”, mas sim um “olhar fictício sobre uma história real”. Logo, o filme tem liberdade criativa de sobra para alterar a caracterização de Ana de Armas.

O filme Blonde, com Ana de Armas, estreia na Netflix em 23 de setembro de 2022.