Crítica contundente

Elite: Ex-BBB se envolve em polêmica ao comentar série da Netflix

Ausência de diversidade na produção espanhola causa importante debate nas redes sociais

5ª temporada de Elite está disponível na Netflix
5ª temporada de Elite está disponível na Netflix

Um dos maiores sucessos da Netflix, Elite domina o Top 10 da plataforma sempre que lança uma nova temporada – o que acontece com frequência. Após a estreia do quinto ano, a ausência de representatividade entre provocou uma grande polêmica nas redes sociais, envolvendo até mesmo um ex-BBB.

As maiores novidades da 5ª temporada de Elite envolvem os novos integrantes do elenco. No quinto ano, a produção espanhola conta com o reforço do brasileiro André Lamoglia e da argentina Valentina Zenere.

No desenvolvimento de suas temporadas, Elite parece ter a intenção de construir um elenco internacional, formado por atores europeus e latinoamericanos.

Mas esse elenco peca pela falta de diversidade, principalmente na área étnica. Veja abaixo tudo sobre a controvérsia e tire suas próprias conclusões.

Entenda a polêmica de Elite com ex-BBB

Muitos fãs de Elite já haviam percebido que o colégio de Las Encinas é frequentado apenas por pessoas brancas.

A série já havia sido criticada por seu elenco “etnicamente uniforme”, mas a polêmica ficou ainda maior após uma postagem de um ex-BBB no Twitter.

O ex-BBB João Luiz Pedrosa, participante da 21ª edição do reality, usou as redes sociais para criticar a falta de diversidade no elenco de Elite.

“Pô, nenhum preto em Elite né galera. Negros na Espanha? Absurdo!”, ironizou o professor em duas postagens publicadas no dia 8 de abril.

O comentário alcançou mais de 14 mil curtidas, e encontrou apoio em uma boa parte dos seguidores. Alguns deles, afirmam que o problema não é apenas de Elite, mas sim de todas as produções espanholas da Netflix.

“Eu assisti algumas produções da Netflix Espanha e reparei que a maioria quase não tem negros no elenco. Valéria, As Telefonistas, Elite, A Cozinheira de Castamar são algumas que assisti. A Espanha está mais atrasada que o Brasil”, comentou um seguidor.

Alguns fãs de Elite, por outro lado, discordaram completamente do comentário de João.

“Considerando que os negros representam uma porcentagem pequena na Espanha, é coerente, não é como se fosse nos Estados Unidos ou no Brasil. E a principal minoria étnica de lá são os árabes representados por Omar e Nadia”, justificou um fã da série.

Entretanto, a explicação não convenceu. Para muitos, ela não justifica o fato da série não contar com a presença de atores negros em papéis de destaque.

“E desde quando isso é desculpa para não contratar pessoas negras para as produções?”, retrucou outro espectador.

Poucos dias depois, João retomou o debate em suas redes sociais, alertando sobre uma atitude perigosa de parte do público.

“Eu acho muito doido que toda vez que se questiona a presença ou não de pessoas pretas na mídia/tv/política e/ou qualquer outro espaço vem uma galera dizer que é encheção de saco. Tenho medo do futuro”, comentou o ex-BBB.

A 5ª temporada de Elite já está disponível na Netflix. Veja abaixo as reações originais dos internautas.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.