Depois de 11 anos “criativamente satisfatórios” como o grande super-herói do MCU, Robert Downey Jr. diz que “fez tudo que podia” com o personagem Homem de Ferro.
O ator de 55 anos liderou o lançamento do MCU Homem de Ferro em 2008 e estrelou 10 filmes do Marvel Studios até 2019, culminando com o sacrifício heroico de Tony Stark em Vingadores: Ultimato. Enquanto a Marvel entra em outra fase com novos super-heróis como Riri Williams (Dominique Thorne) em Coração de Ferro – uma inventora genial que cria a armadura mais avançada desde o Homem de Ferro -, Downey reflete sobre sua jornada do Homem de Ferro até Vingadores: Ultimato:
“Interpretar Tony/Homem de Ferro foi difícil e eu cavei fundo”, disse Downey ao Hindustan Times.
“Tive uma jornada incrível de 10 anos que foi criativamente satisfatória.”
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?format=.jpg&quality=91&imagick=/wp-content/uploads/2020/09/Robert-Downey-Jr-as-Tony-Stark-aka-Iron-Man-in-Avengers-Endgame.jpg)
Grande jornada
Questionado se ele teve dificuldade para sair do papel depois de mais de uma década como Tony Stark, Downey disse: “Eu fiz tudo que podia com aquele personagem e posso fazer outras coisas agora. Agora, sendo de meia-idade, você começa a olhar para o final e perceba que tudo isso faz parte da jornada e as coisas acabam.”
“Eu sou afortunado e eternamente grato por ter terminado onde eu cheguei.”
Sobre a separação entre Tony e Robert, Downey disse que há semelhanças devido ao seu trabalho em soluções climáticas baseadas em tecnologia com a Footprint Coalition e sua série de documentários do YouTube focada em tecnologia The Age of A.I.
Como diz Downey: “Acredito na distância estética. Não sou Tony.”
Como as armaduras atualizadas por Stark, cada uma melhor que a anterior, Downey acredita que “evoluir é a chave”.
“Tive uma jornada incrível de 10 anos com a Marvel, o que me incentivou criativamente. Agora tenho muito mais ambição de fazer coisas que nunca fiz antes.”
“Evoluir é a chave – a pior coisa que você pode fazer é entrar no seu próprio caminho”, disse Downey.
“Só no que diz respeito a eu querer ser um pai, marido e cidadão adequado, seria irresponsável da minha parte não manter meu olho à frente para que eu possa preparar minha mente para o que está por vir e a transição.”
Ele acrescentou: “Como ator, toda vez que recebo um roteiro agora, penso no compromisso e no tempo em que ficaria longe da minha patroa e dos meus filhos.”
Além da série original do Disney+ da Coração de Ferro, o Marvel Studios está desenvolvendo Armor Wars com o companheiro de cena de Downey, Don Cheadle, reprisando seu papel como Jim “Máquina de Combate” Rhodes. Armor Wars é inspirada na clássica história em quadrinhos do Homem de Ferro de mesmo nome.