Nessa terça (07), quatro associações de críticos americanas anunciaram que os filmes da Disney não poderão concorrer a suas premiações de 2018, consideradas importantes termômetros para o Oscar. A informação é do TheWrap.
A decisão é em resposta à ação da Disney contra o Los Angeles Times, jornal americano publicou denunciando supostas práticas ilegais do estúdio na cidade de Anaheim (Califórnia), casa do principal parque temático da Disney. O estúdio proibiu os repórteres do veículo de verem seus filmes.
As associações locais de Los Angeles, Nova York e Boston tomaram primeiro a decisão de barrar a Disney, com a National Society of Film Critics, organização que engloba todo o país, se seguindo a elas.
Em duas matérias (aqui e aqui), o Los Angeles Times entrevistou uma série de oficiais de governo e cidadãos de Anaheim que se mostraram indignados com a forma como a Disney tinha “sugado” incentivos e subsídios oferecidos pela cidade, a ponto de drenar a economia local muito mais do que a incentiva.