As filmagens da terceira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder seguem a todo vapor, com um salto temporal significativo na trama. No entanto, o futuro da série da Amazon Prime Video ainda é incerto, e cancelar a produção antes da quinta temporada pode custar caro à plataforma.
Segundo uma reportagem do The Ankler, reproduzida pelo ScreenRant, o espólio de J.R.R. Tolkien fechou um acordo garantindo cinco temporadas e 50 episódios para a série. Caso a Amazon opte por interromper Os Anéis de Poder antes disso, terá de pagar US$ 20 milhões por temporada ao espólio.
A análise também destaca os desafios do Prime Video, que recentemente contratou Peter Friedlander, ex-executivo da Netflix, como Chefe Global de Televisão. O orçamento de cada temporada de Os Anéis de Poder gira em torno de US$ 500 milhões, tornando a decisão de cancelamento ainda mais delicada.
Apesar de fãs criticarem liberdades artísticas em relação à obra de Tolkien, a série mantém boas avaliações da crítica: 84% na primeira e segunda temporadas no Rotten Tomatoes. Já a recepção do público é mais baixa, com 38% na primeira e 59% na segunda temporada.
O interesse dos espectadores também ficou abaixo do esperado: apenas 37% dos assinantes do Prime nos Estados Unidos completaram a primeira temporada, enquanto no exterior a taxa foi de 45%, abaixo da meta de 50% da Amazon. Comparada a séries como The Boys ou Reacher, Os Anéis de Poder ainda não é um sucesso garantido.
A terceira temporada, já confirmada, mostrará Sauron criando o Um Anel durante o auge da Guerra dos Elfos.
As duas primeiras temporadas de Os Anéis de Poder estão disponíveis no Prime Video.