Polêmica

J.K. Rowling expõe carta de Emma Watson e volta a criticá-la

Rowling acusa Emma de falsidade e divulga carta privada em novo desabafo

J.K. Rowling e Emma Watson
J.K. Rowling e Emma Watson

A criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, voltou a atacar Emma Watson, atriz que viveu Hermione na franquia. Em um texto de quase 700 palavras publicado no X, Rowling acusou Watson de deturpá-la e revelou o conteúdo de uma carta privada que teria recebido da atriz anos atrás. A autora também disse que estava recebendo sérias ameaças à sua segurança. Veja abaixo o post!

https://twitter.com/jk_rowling/status/1972600904185483427

O desentendimento entre as duas começou em 2020, após declarações polêmicas de Rowling sobre identidade de gênero, vistas por muitos como transfóbicas.

Enquanto alguns reconhecem a liberdade de expressão que a autora tem, outros se distanciaram da franquia e de Rowling. Além de Watson, astros da saga como como Daniel Radcliffe e Rupert Grint, se posicionaram publicamente em apoio aos direitos trans.

A relação entre a autora e a atriz ficou ainda mais conturbada em 2022, quando Watson disse no BAFTA: “Estou aqui por todas as bruxas”, frase que Rowling considerou uma provocação.

Mais recentemente, Emma afirmou em um podcast que ainda “ama e valoriza” Rowling, apesar das diferenças. A escritora, porém, disse não acreditar na sinceridade dessas palavras, e usou a fala como motivo para trazer o assunto novamente à tona.

Em seu desabafo, Rowling relembrou episódio de 2022 e disse que Watson teria lhe enviado uma nota particular dizendo: “Sinto muito pelo que você está passando.” Para a escritora, a mensagem soou contraditória e performática, já que em público Watson assumia uma postura de confronto.

Rowling afirmou que sempre evitou comentar sobre Watson por conhecê-la desde a infância, mas que agora se sentiu no direito de se defender.

A autora também questionou a experiência de Watson para se posicionar em causas sociais complexas, sugerindo que a mudança de tom da atriz – ao declarar recentemente afeto por ela – pode estar mais ligada à pressão da opinião pública do que a um sentimento verdadeiro.

Por fim, Rowling afirmou que não espera concordância total dos antigos colegas de elenco, mas que discorda do papel que eles assumiram como “porta-vozes” do mundo de Harry Potter.