O CEO da Sony classificou a comédia do Apple TV+, O Estúdio, como “basicamente besteira”, criticando os erros da série. Em contrapartida, a produção é um sucesso de crítica que, no Rotten Tomatoes, atribuiu 93%. A história de O Estúdio gira em torno de Matt Remick, vivido por Seth Rogen, um produtor que tenta salvar um estúdio em crise enquanto lida com o conflito entre interesses comerciais e criativos. A série faz uma sátira sobre os bastidores da indústria cinematográfica e suas escolhas de negócios.
O CEO Tom Rothman explicou que a essência da série, envolvendo as dificuldades da produção cinematográfica, é realista. No entanto, o “compromisso moral” que ela retrata não reflete o que realmente acontece nos bastidores. Confira abaixo sua declaração!
“Em cada um desses episódios, há um fundo de verdade brilhante e ofuscante, e é isso que torna uma ótima sátira. A série é maravilhosamente satírica. Tirando esse fundo, todo o resto é besteira. Talvez em alguns dias, mas na maioria dos dias não somos idiotas. Eu levei isso com o senso de humor pretendido. Quando subi no palco há alguns meses na CinemaCon, saí e disse: “Oi, pessoal, eu sou Seth Rogen!”, o que foi bom para dar risada. O que ele acerta é que há uma verdade fundamental sobre os executivos de estúdio tentando fazer a coisa certa, e há muitos, muitos obstáculos para fazê-lo. A diferença é que retrata um grande comprometimento moral na busca por isso. Não é bem assim. A maioria das pessoas são pessoas como eu, que amam filmes, têm muita integridade e estão apenas tentando fazer o melhor que podem.“
O elenco de O Estúdio reúne vários nomes conhecidos do cinema, incluindo celebridades que interpretam versões fictícias de si mesmas, como Dave Franco, Zoë Kravitz, Paul Dano, Anthony Mackie e até o diretor Martin Scorsese. A série aposta fortemente na sátira e mostra, de forma escancarada, os bastidores da indústria cinematográfica.
Tom Rothman, CEO da Sony, comentou sobre essas representações, dizendo que a série exagera na energia caótica e nos dilemas morais que, segundo ele, não são tão intensos na vida real. Ainda assim, ele não demonstrou ressentimento e elogiou a produção por mostrar que os executivos de estúdios também têm verdadeira paixão pelo cinema, mesmo que muitas vezes sejam prejudicados por imprevistos.
Apesar das críticas, a série continua em alta. A Apple renovou O Estúdio para a segunda temporada três semanas antes do fim da primeira. Mesmo sem retratar os bastidores com total precisão, a proposta da série é justamente exagerar e brincar com a realidade para satirizar a indústria de forma divertida.
O Estúdio está disponível no Apple TV+.