Chocante

Stranger Things: 5ª temporada pode contar história perdida de Will que os fãs pedem há 9 anos

Nova teoria ganha força após trailer indicar retorno ao passado

Stranger Things: 5ª temporada pode contar história perdida de Will que os fãs pedem há 9 anos

Desde o primeiro episódio, Will Byers carrega nas costas o ponto de partida para todos os eventos que moldaram Stranger Things. Foi com seu desaparecimento que Hawkins mergulhou no desconhecido e os portões para o Mundo Invertido se abriram. No entanto, apesar de tudo o que viveu, parte essencial de sua trajetória continua envolta em segredos.

Com a 5ª temporada marcada para encerrar a saga, os criadores da série têm a chance de responder a perguntas que acompanham os fãs desde 2016, e um trecho específico do trailer mais recente pode ser a pista de que, enfim, a história perdida de Will será resgatada.

O que Will viveu no Mundo Invertido?

Durante a 1ª temporada, Will passou dias escondido em uma dimensão hostil enquanto era caçado por um Demogorgon. Diferente de Barb e outras vítimas, ele sobreviveu tempo suficiente para ser resgatado por Joyce e Hopper, mas até hoje pouco foi mostrado sobre o que realmente aconteceu naquele período.

Nos quadrinhos da franquia, há algumas pistas de sua trajetória. Will teria se escondido de forma engenhosa, improvisando abrigos e tentando evitar confrontos.

Agora, no novo trailer da temporada final, uma cena entre 1:12 e 1:16, é possível ver uma figura juvenil saltando dramaticamente para longe de um Demogorgon. As proporções do corpo e o uso de mochila sugerem que se trata do próprio Will, talvez em um flashback de sua semana desaparecido.

A conexão entre Will e Vecna

Desde que Vecna foi apresentado como o verdadeiro arquiteto do Mundo Invertido, muitos fãs começaram a revisitar os eventos da primeira temporada com outra perspectiva. Se tudo nesse universo sombrio é regido por ele, então é razoável supor que a sobrevivência de Will não tenha sido apenas sorte.

E se Vecna decidiu manter Will vivo? E se sua ligação com o Devorador de Mentes foi, desde o início, parte de um plano mais complexo? Essas perguntas voltam à tona com força e ganham relevância agora que a série precisa dar respostas finais para seu arco principal.

A possibilidade de Will ter sido escolhido, preparado ou mesmo manipulado por Vecna para um propósito ainda oculto abre margem para diversas interpretações. Talvez ele não tenha sido apenas uma vítima, mas um fantoche na guerra entre Eleven e as forças do Mundo Invertido.

A hora de dar protagonismo ao personagem mais enigmático da série

Apesar de estar presente em todas as temporadas, Will nunca foi, de fato, o centro das tramas. Enquanto Eleven enfrentava ameaças diretamente e outros personagens ganhavam espaço dramático, ele passou a maior parte do tempo à margem. Ainda assim, sua sensibilidade e os efeitos residuais de sua experiência sempre indicaram que havia algo maior ali.

Os próprios irmãos Duffer já afirmaram que a última temporada teria Will como foco. Se isso se confirmar, é possível que tenhamos o entendimento completo de sua importância para os eventos da série – e a chave pode estar justamente naquela semana esquecida no Mundo Invertido.

Resgatar essa memória (seja por flashbacks, visões ou conversas), pode ser o fio condutor para explicar a natureza dos poderes de Vecna, a origem das conexões psíquicas e o papel de Will na batalha final.

Com a trama caminhando para o encerramento, revisitar a origem de tudo se torna necessário. Voltar aos acontecimentos da primeira temporada, agora sob nova luz, pode enriquecer ainda mais o encerramento da série e dar a Will o protagonismo.