Nem toda série que termina em clima de suspense entrega uma nova temporada. Em alguns casos, o desfecho aberto é intencional e faz parte do estilo da narrativa. Isso tem deixado os fãs de O Jardineiro, nova produção da Netflix, em compasso de espera desde a estreia dos seis primeiros episódios.
Liderada por Álvaro Rico e Catalina Sopelana, a trama mistura paixão, crimes e reviravoltas em um espaço curto de tempo, mas com intensidade suficiente para conquistar o público logo nos primeiros dias. A dúvida que se segue agora é se a Netflix dará sinal verda para a continuidade na história de Elmer e Violeta.
O status oficial da série
Até o momento, a Netflix não confirmou uma 2ª temporada de O Jardineiro. A plataforma classifica a produção como “série limitada”, o que, na prática, costuma indicar uma narrativa fechada, sem previsão de novos episódios.
Esse tipo de classificação tem sido usado pela plataforma para projetos que funcionam como minisséries, mas a própria Netflix já alterou esse formato em outras ocasiões, conforme a recepção do público.
Apesar da etiqueta de limitada, O Jardineiro termina com um gancho claro. Ao final, Violeta pede que Elmer cometa mais um assassinato, criando um possível gancho e sugerindo um novo ciclo na série.
Fatores que podem influenciar na renovação
Ainda que nenhum integrante do elenco ou da equipe tenha se pronunciado sobre uma continuação, os bons números da série podem pesar na decisão da plataforma. Em apenas quatro dias, O Jardineiro entrou no Top 10 global da Netflix e chegou a ocupar o topo em alguns países.
Nos Estados Unidos, por exemplo, alcançou a quarta posição no ranking da plataforma, mantendo-se entre os títulos mais assistidos por vários dias consecutivos. Esse desempenho pode ser decisivo para que a Netflix reconsidere os planos originais.
Caso a Netflix decida renovar O Jardineiro, o mais provável é que a nova fase parta diretamente do pedido final de Violeta. Isso abriria espaço para explorar as consequências das escolhas de Elmer e aprofundar o funcionamento da empresa de jardinagem que serve de fachada para os crimes.
Por enquanto, o futuro da série segue indefinido. A popularidade conquistada nas primeiras semanas pode ser o empurrão que falta para uma decisão positiva por parte da Netflix, mas tudo depende da estratégia da plataforma nos próximos meses.
O Jardineiro está disponível na Netflix.