Filmes

The Batman | 10 vilões que podem aparecer no filme de Ben Affleck

Apesar dos primeiros rumores darem conta de que o filme solo do Batman dirigido, escrito e estrelado por Ben Affleck seria uma adaptação da história “Under the Hood”, em que o ex-Robin Jason Todd voltaria à cena como o vilão Capuz Vermelho, parece que Affleck e o co-roteirista Geoff Johns (Arrow) decidiram por uma nova abordagem.

A notícia mais recente dá conta de que múltiplos vilões apareceriam no filme, seja em papeis mais relevantes ou em pequenas participações especiais. Com uma galeria de oponentes tão incrível quanto a do Batman, não é de se espantar que Affleck e Johns queiram usar o máximo que puderem dos personagens.

Tudo o que já foi divulgado sobre o novo filme solo do herói

Vasculhando pela extensa lista de super-vilões de Gotham City, chegamos aos 10 que mais gostaríamos de ver em The Batman (título ainda não oficial):

Pistoleiro

Pistoleiro

Com um ator como Will Smith à bordo de seu universo cinematográfico, é claro que a DC vai querer aproveitar o personagem interpretado por ele ao máximo, e o contrato de múltiplos filmes assinados por Smith praticamente garante a presença dele em vários dos futuros filmes da DC. The Batman provavelmente será um deles – o filme, caso se passe antes de Batman vs. Superman, pode mostrar como o Morcego captura o mercenário e o manda para a prisão onde ele está em Esquadrão Suicida. Por outro lado, se The Batman se passar depois de BvS, quem sabe veremos o Pistoleiro agindo de certa forma do mesmo lado da lei que o antigo inimigo? De uma forma ou de outra, a perspectiva parece muito interessante.

Máscara Negra

Black Mask

O chefão do crime Roman Sionis, nos quadrinhos, é um amigo de infância da família Wayne que se tornou presidente de uma importante companhia de cosméticos após assassinar os próprios pais, que ele desprezava, para poder continuar o seu relacionamento com uma de suas secretárias. Após perder a fortuna e a companhia, Sionis se tornou o Máscara Negra, e fundou um império do crime no submundo de Gotham, se tornando um dos mais formidáveis inimigos do Batman. Embora o personagem provavelmente não tenha força para ser o vilão principal do filme, seria bacana vê-lo no começo, por exemplo, como uma introdução às atividades do Batman em Gotham – mais ou menos como foi com o Ossos Cruzados em Capitão América: Guerra Civil.

Charada

The Riddler

Todos sabemos a origem de Edward Nygma, o Charada, mas apesar da ótima atuação de Cory Michael Smith em Gotham, a única aparição do personagem nos cinemas continua sendo na culpadamente divertida, mas geralmente lamentável, interpretação de Jim Carrey em Batman Eternamente (1995). Seria bacana colocar o Charada como um dos vilões principais do filme, talvez introduzi-lo no começo, quase casualmente, talvez preso em Arkham, para em seguida conectá-lo a trama do filme de forma mais profunda – ou, quem sabe, guarda-lo para alguma das aventuras futuras do Morcego.

Arlequina

Arlequina

Outro personagem-chave para esse começo do universo cinematográfico da DC, a Arlequina de Margot Robbie provavelmente vai repetir o sucesso que a personagem teve nas séries animadas, quadrinhos e merchandising da editora. Se ela for mesmo o destaque de Esquadrão Suicida, não se surpreenda se a personagem, pré ou pós-Coringa, aparecer no filme solo do Batman – de fato, seria até interessante ver a Dra. Harleen antes dos acontecimentos do filme do Esquadrão, ou quem sabe observá-la mais a frente em sua história, livre das garras do Coringa e importunando o Morcego de alguma forma engenhosa.

Cara-de-Barro

Clayface

Qualquer uma das iterações do vilão metamorfo dos quadrinhos do Batman seria uma escolha interessante para colocar no filme, especialmente se ele abrir a porta do universo da DC para poderes mais sobrenaturais, a fim de se conectar a The Flash, Aquaman e Mulher-Maravilha. Vale lembrar que o Cara-de-Barro tem história compartilhada com o Capuz Vermelho, protagonista da história Under the Hood, que rumores indicam como a inspiração para The Batman. O vilão se fez passar por Jason Todd para enganar o Morcego e para que o real Capuz Vermelho pudesse escapar depois de revelar sua identidade para o herói.

Pinguim

Penguin

Retratado brilhantemente por Danny DeVito em Batman – O Retorno (1992), e por Robin Lord Taylor na série Gotham, o Pinguim do universo cinematográfico da DC teria que trazer uma nova visão sobre o personagem. É improvável que ele seja o vilão principal da aventura do Morcego, mas seria interessante coloca-lo como um criminoso estabelecido em Gotham City, um para o qual o Batman talvez faça vista grossa na maioria do tempo. Nos quadrinhos, cenas em que o Cruzado de Capa chega no escritório de Oswald Cobblepot pedindo informações sobre outras atividades criminosas da cidade são comuns, e seria um jeito legal de estabelecer, em The Batman, que a hierarquia criminal de Gotham é algo com o que o herói precisa lidar de forma inteligente.

Ventríloquo

Ventriliquist

Um homem doente (transtorno dissociativo de identidade) que comete seus crimes através de um boneco ventríloquo denominado Scarface, que fala e age como um gângster da década de 20, o Ventríloquo é um vilão interessante e bem alinhado às origens sombrias do universo cinematográfico da DC até agora. Embora alguns outros personagens tenham assumido a identidade do vilão, o original, Arnold Wesker, seria uma boa pedida para o filme, talvez até como um dos vilões principais. Mostrar o Batman lidando com o tipo de loucura que só aparece em Gotham City seria interessante.

Duas-Caras

Two-Face

O Duas-Caras é um vilão tão importante no universo do Batman porque, na história de Harvey Dent, ele é uma das grandes falhas do Morcego em sua vida como protetor de Gotham. E embora possa ser interessante ver essa história de origem, talvez o resultado fique muito parecido com O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Uma boa solução seria mostrar Dent já desfigurado, agindo como o vilão Duas Caras, em uma pequena participação ou assistindo o vilão principal do filme – ao mesmo tempo, representando os arrependimento que Bruce Wayne carrega consigo.

Coringa

coringa

Contra todos os nossos instintos de fã, talvez essa ainda não seja a hora de usar o Coringa como o vilão principal. A introdução de Jared Leto em Esquadrão Suicida, no qual ele e o Batman provavelmente vão dividir algumas cenas, deixará o público sedento por mais, mas se a história se passar antes de Batman vs. Superman, seria interessante ver o Coringa apenas como um prisioneiro em Arkham, dividindo alguns diálogos com o seu nêmesis, saciando o público ao mesmo tempo e colocando Ben Affleck e Jared Leto frente a frente, ao mesmo tempo em que deixa o embate final entre os dois personagens para o futuro.

Mulher-Gato

Catwoman

A inimiga-amante do Homem Morcego pode borrar as linhas entre heroína e vilã, mas de uma forma ou de outra, a relação entre os dois é tão interessante que fica difícil simplesmente abandonar a possibilidade de tê-la em The Batman, talvez em uma versão mais velha, assim como o Bruce Wayne de Ben Affleck. Carla Gugino, a mulher de Dwayne Johnson em Terremoto: Falha de San Andreas, expressou várias vezes interesse no papel, e ela já está no universo da DC (dando a voz ao sistema operacional das naves kryptonianas), então seria um pulo de gato – desculpem o trocadilho – para ela assumir o papel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.