Filmes

Harry Potter | J.K. Rowling é acusada de apropriação cultural

Ontem, J.K. Rowling anunciou quatro novas histórias se passadas no mundo mágico de Harry Potter, intituladas “Harry Potter e a História da Magia na América do Norte”, cujo primeiro conto foi publicado nesta terça (8). A proposta é explorar contextos do mundo dos bruxos americanos que ainda não conhecemos; no entanto, a nova série de contos está causando controvérsias.

A polêmica já começou após a divulgação do trailer: como a prévia anuncia, uma das historias se centrará na lenda nativo-americana dos Skin-walkers, pessoas que são capazes de se transformar em qualquer animal que desejarem apenas entrando em contato com o pelo ou pele de tal animal.

A Dra. Adrienne Keene, uma intelectual nativo-americana da Universidade de Brown de Providence, nos EUA, criticou a premissa de colocar nativo-americanos e suas lendas e religiões “no mesmo contexto de fantasia que os bruxos de Harry Potter”, citando que tais religiões ainda são praticadas e vivas hoje em dia.

“O fato que o trailer menciona o conceito da tribo Navajo conhecido como skin-walkers é um problema dos grandes, e logo em seguida eles ainda mencionam os julgamentos de Salem, que mataram milhares de mulheres inocentes acusadas de bruxaria”, comentou Keene. “É um desastre, visto que os únicos seres humanos que vemos durante o trailer são: a) um homem nativo-americano; e b) garotas sendo queimadas vivas. São duas imagens colocadas perto demais uma da outra”.

“Nós lutamos todos os dias para que as pessoas nativas sejam vistas como entidades reais, contemporâneas e completas, seres humanos de verdade, e não clichês como os shamãs conectados a natureza ou os guerreiros sanguinários”, continuou. “A opressão continuada de nativo-americanos é perpetuada por imagens como a que vemos nesse trailer”, concluiu.

J.K. Rowling ainda não se manifestou sobre o assunto.

Os três contos restantes de Harry Potter e a História da Magia na América do Norte sairão até sexta-feira (11) – será publicado um conto por dia.

As expansões do universo do bruxo mais famoso do século XXI não param de aumentar! Além da “Magia na América do Norte”, dia 31 de Julho chegará às livrarias a versão na íntegra de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, peça escrita por Jack Thorne com a benção de J.K. Rowling que deve estrear ainda esse ano nos teatros de Londres.

Pouco depois disso, no dia 17 de Novembro, os cinemas serão invadidos por Eddie Redmayne como Newt Scamander em Animais Fantásticos e Onde Habitam, novo filme do universo mágico com um roteiro escrito por Rowling e direção de David Yates, que comandou os quatro últimos filmes da franquia original.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.