Filmes

Creed | Sylvester Stallone e diretor do filme são processados por plágio

Por Guilherme Prado

Jarrett Alexander está processando os produtores de Creed: Nascido Para Lutar, incluindo o ator Sylvester Stallone (que também serviu como produtor) e o roteirista/diretor Ryan Coogler, alegando que eles “pegaram sua ideia e transformaram numa produção multimilionária” sem ao menos recompensá-lo.

Segundo o site EW, o também ator e fã de Rocky, Jarrett afirmou que o longa foi baseado na história do filho orfão de Apollo Creed, plagiada do roteiro que ele escreveu em 2008, sob o título “Creed: Rocky Legacy” Segundo a ação, Alexander e seus associados tentaram vender a história a vários empresários da indústria cinematográfica, enviando-os, inclusive, o roteiro e a arte do logotipo. Entre os esforços, eles ainda tentaram convencer Stallone, via Twitter, mas não obtiveram sucesso.

Em 2013, saiu na imprensa que a MGM estaria produzindo Creed, com direção de Coogler e Sylvester atuando ao lado do protagonista Michael B. Jordan. O diretor disse que a história foi inspirada em sua relação pessoal com seu pai. Lançado em novembro, o filme recebeu críticas positivas, arrecadou 176 milhões de doláres (contra os 36 gastos na produção) e ainda garantiu uma indicação a Sylvester Stallone no Oscar.

“Este não é um caso de direitos autorais” disse a advogada de Jarrett, Kathleen Barnett Einhorn, ao EW. “O Sr. Alexander criou todo o conceito de Creed – inclusive registrou o roteiro e o logotipo – anos antes dos réus anunciarem a produção do longa. Eles se apropriaram da ideia de Alexander e produziram o filme”.

Os estúdios MGM, Warner Bros. e New Line negam as acusações. Em nota a EW, os estúdios dizem que o processo não tem fundamentos e é apenas uma tentativa de lucrar com o trabalho alheio.

“Creed foi baseado nos personagens de Rocky, que são indiscutivelmente protegidos por nossos direitos como autores. Os incrivelmente talentosos diretor, escritores e produtores merecem todos os créditos por sua originalidade e trabalho duro ao criarem Creed e reinventarem esses amados personagens. Vamos nos defender vigorosamente desse processo sem mérito e garantir seu arquivamento”.

Irmão de Sylvester Stallone detona Academia após derrota do ator no Oscar

Sylvester Stallone deve retornar à pele de Rocky Balboa mais uma vez na continuação de Creed: Nascido Para Lutar, que tem lançamento planejado para novembro de 2017.

A sequência pode reunir Rocky Balboa e Apollo Creed – saiba mais.

Creed 2 pode ter “vilão real”, diz ator

O primeiro filme gira em torno de Adonis Johnson (Michael B. Jordan), jovem lutador que nunca conheceu seu pai famoso, o campeão mundial dos pesos pesados Apollo Creed, que morreu antes de ele nascer. Ainda assim, não há como negar que o boxe está em seu sangue, então Adonis parte para a Filadélfia, local da lendária luta de Apollo Creed com um adversário durão chamado Rocky Balboa.

Crítica | Creed: Nascido Para Lutar

Uma vez na Cidade do Amor Fraternal, Adonis localiza Rocky e pede para ele ser seu treinador. Apesar de insistir que está fora do universo da luta para sempre, Rocky reconhece em Adonis a força e determinação que viu em Apollo – seu rival feroz que se tornou seu amigo mais próximo. Rocky então concorda em treinar o jovem lutador, mesmo com o ex-campeão lutando contra um adversário mais mortal do que qualquer outro que já enfrentou no ringue.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.