Críticas

Crítica | Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte

Uma linda pintora inglesa, casada, se muda com o seu marido, um restaurador, para a região da Normandia, França. Seu vizinho de meia idade, um padeiro da região, é apaixonado pela história do livro “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, desde que a leu na adolescência. Ele descobre que a sua nova vizinha, apesar de ser natural de Londres, se chama Gemma Bovery.

O padeiro Martin Joubert (Fabrici Luchini, de As Aventuras de Molière), um parisiense que deixou a vida estressada para trás e se mudou com a família para a Normandia, se percebe entre fascinado e apaixonado por Gemma Bovery (Gemma Arteton, de Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo e Titãs) e começa a perceber que a vida da garota tem uma estranha relação com a história do livro de Flaubert.

O filme é baseado em um graphic novel da cartunista inglesa Posy Simmonds, de 2000. A adaptação da história para o cinema ficou a cargo de Pascal Bonitzer e Anne Fontaine. Anne também foi roteirista dos filmes Coco Antes de Channel e A Garota de Mônaco. E é ela também a diretora deste filme. E nele, se conseguiu aliar romance, comédia e drama em uma única produção.

O ator Fabrici Luchini está muito bem no papel do homem que se vê enredado em uma história em que repete a de um dos livros que mais gosta na vida. Ele consegue demonstrar com o olhar, o desejo e a fascinação por Bovery. Gemma Arteton demonstra todo o poder de uma mulher que em uma mudança de vida acaba se perdendo da vida que estava levando até aquele momento e que deixa apaixonados os homens que passam pela sua vida. Os atores coadjuvantes ajudam alavancar os papéis dos dois. O jogo com palavras – como com os sobrenomes Joubert e Flaubert – é um exemplo de referências que estão na história que são usadas para remeter espectador à história de Madame Bovary.

Aproveitou-se muito bem os cenários da Normandia. Os bosques, as florestas e antigas edificações da região, como mansões e casas de madeira, ambientam perfeitamente a história que se passa em uma cidade fictícia desta região noroeste da França. A fotografia de Christophe Beaucarne se completa com a trilha sonora de Bruno Coulais para criar as atmosferas necessárias.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.