Críticas

Crítica | Um Reencontro

E se… um homem e uma mulher – uma combinação muito bem explorada pelo cinema francês – se conhecessem por causa de um amigo em comum? Porém, Pierre (François Cluzet, de Os Intocáveis) é um advogado casado, pai de um menino e uma adolescente; e Elsa (Sophie Marceau, de 007 – O Mundo Não é o Bastante), uma escritora de sucesso, recém-separada e mãe de uma jovem, uma adolescente e um adolescente. Por quais caminhos este encontro poderá seguir? Diversas possibilidades são apresentadas no filme Um Reencontro, com direção da, também atriz da produção, Liza Azuelos.

A premissa básica do roteiro – este pertence à própria Liza Azuelos – é muito bom. Liza parece ter se baseado da ideia – explicada sucintamente durante o filme, sem pedantismo – da física quântica. Ou seja, explicando rapidamente: no entendimento da física quântica, um átomo pode estar em diferentes lugares ao mesmo tempo. Consequentemente, também, fazer trajetórias diferentes ao mesmo tempo. Este é o mote do filme: as diferentes possibilidades que de que um relacionamento pode/poderá ter. Tanto que o último livro que a personagem Elsa lança é intitulado “Homem Quântico”.

As atuações de Marceau e François estão maravilhosas. A paixão que surge entre seus personagens salta da telona. Por causa da interpretação dos dois, você acaba torcendo para que eles realmente fiquem juntos. Os atores coadjuvantes estão à altura dos atores principais sendo fundamentais para o desenvolver da história.

Outro aspecto que ajuda no desenrolar da produção é a edição, realizada por Stan Collet, com cortes precisos e um ritmo muito bom – até cadenciado conforme a trilha sonora, ela reforça a sucessão de ideias sobre as diferentes possibilidades de relação entre os dois personagens. Alguns efeitos da montagem são muito bacanas como a divisão da tela em quadrados mostrando os vários ângulos utilizados em uma cena em um hotel, em Londres.

A já mencionada trilha sonora é também é muito gostosa de ouvir. Totalmente dentro do que está sendo contado na tela. Um filme muito bom para se assistir em um inicio de namoro ou com aquela pessoa com a qual você gostaria de começar uma relação. Quem sabe o que acontecerá no futuro?

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.