Streaming

Os super-heróis de Capitão América: Guerra Civil | Gavião Arqueiro

O Observatório do Cinema está destrinchando em uma série especial os heróis da Marvel que farão participações em Capitão América: Guerra Civil, novo filme da editora, e que chega aos cinemas brasileiros no dia 28 de Abril. Falaremos da história desses personagens nos quadrinhos, e do papel que eles irão cumprir no universo cinematográfico da Marvel, além dos atores e atrizes que encarnarão os personagens.

Depois de Pantera Negra, Viúva Negra, Soldado Invernal e Falcão, hoje é a vez de falarmos de Clint Barton, o Gavião Arqueiro:

gaviaohq

O personagem

A expressão mal-encarada aí em cima não é a toa: nos quadrinhos da Marvel, Clint Barton foi introduzido em 1964 por Stan Lee e Don Heck, mas com um detalhe – ele era um vilão que antagonizava o Homem de Ferro. Já sob o pseudônimo de Gavião Arqueiro, a história de estreia de Clint o mostra ajudando a Viúva Negra, que na época também era uma espiã russa com intenções nada benignas, a roubar peças de tecnologia desenvolvidas por Tony Stark. Pouco depois dessas primeiras aventuras, foi revelado que Clint estava ajudando a Viúva apenas por estar apaixonado por ela, e quando a espiã sumiu sem dar explicações o futuro herói foi se encontrar com o mordomo Edwin Jarvis e com os Vingadores para oferecer sua rendição e seu pedido por uma chance para se redimir.

Mais tarde, descobrimos que a origem de Clint é como artista de circo: depois de perder os pais num acidente de carro, o jovem americano se juntou a trube circense a aprendeu com um futuro supervilão (o Espadachim) a se tornar um arqueiro de primeira. Quando descobriu seu mentor roubando dinheiro do circo, Clint foi esmurrado e deixado para morrer, mas sobreviveu e começou a performar com o Gavião Arqueiro, já com a clássica roupa roxa que virou marca do personagem nos quadrinhos.

Nas revistas, o grande amor da vida de Clint é a Harpia, que incidentalmente já está no universo cinematográfico Marvel em uma diferente versão: a agente Bobbi Morse, de Agents of S.H.I.E.L.D. Se a personagem realmente ganhar a própria série no futuro próximo, como dizem rumores de dentro da ABC, quem sabe um dia os dois não podem se reunir? Barton já assumiu outras identidades também, entre elas a do Golias e a do Ronin, mas no momento atua como professor na Academia dos Vingadores.

gaviaoarqueiro

O papel de Clint Barton nos filmes

Clint é outro personagem que teve o passado ligeiramente alterado para os filmes. Ao invés de perder os pais, o personagem passou uma infância relativamente tranquila em que desenvolveu habilidades com o arco e flecha sozinho, o que veio a calhar quando ele se juntou à S.H.I.E.L.D., onde foi presenteado com o codinome Gavião Arqueiro. Clint é também o responsável por trazer a Viúva Negra para trabalhar para a S.H.I.E.L.D., após uma missão em que foi mandado para mata-la. Pouco tempo depois disso, o vemos no primeiro filme dos Vingadores como um dos agentes encarregados de proteger o Tesseract, que Loki rouba, impondo controle mental sobre Clint no processo.

Claro que até o final do filme o Gavião Arqueiro quebrou o elo de controle mental com Loki e se juntou aos Vingadores, se tornando parte integral do grupo. De certa forma, essa estrutura narrativa espelha seu começo nos quadrinhos como um vilão que se tornou herói, né? Em Vingadores: Era de Ultron, descobrimos que Clint tem uma esposa e um par de filhos, e que as únicas pessoas que sabiam disso eram Nick Fury e a Viúva Negra. É bem razoável supor que, em Capitão América: Guerra Civil, o Arqueiro vai ficar do lado do Capitão América porque um mundo em que heróis são controlados pelo governo não é um mundo em que ele pode manter sua família em segredo e segura.

jeremy_renner

O intérprete – Jeremy Renner

Atualmente com 45 anos, o californiano Jeremy Lee Renner atua desde 1995, quando conseguiu um papel na comédia Heróis Por Acaso. Foram longos anos de pequenas participações em séries de TV e filmes independentes (vide o thriller Dahmer, em que ele interpretou o serial killer real do título), além de papeis coadjuvantes em filmes um pouco maiores como S.W.A.T. e Extermínio 2. O grande momento para Renner brilhar, no entanto, veio em Guerra ao Terror, o vencedor de Melhor Filme do Oscar 2010 e o responsável pela primeira indicação do ator ao Oscar. A segunda veio só um ano depois, por Atração Perigosa, filme dirigido por Ben Affleck.

Se a narrativa acima parece familiar é porque outro membro do elenco da Marvel, Anthony Mackie (o Falcão) também foi revelado para o grande público em Guerra ao Terror. Desde 2010, no entanto, Renner apareceu em grandes produções como o quarto e quinto capítulos da série Missão: Impossível e a continuação O Legado Bourne, além de alguns fiascos como João e Maria: Caçadores de Bruxas e dramas elogiados como Trapaça e O Mensageiro.

Ainda em 2016 ele estrela o novo filme de Denis Villeneuve (Sicario: Terra de Ninguém), intitulado Story of Your Life, que acompanha uma linguista (Amy Adams) que é chamada pelo governo para determinar se uma raça alienígena que acaba de chegar na terra vem em paz ou é uma ameaça.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.