Streaming

Liga da Justiça | Tudo que já sabemos sobre o filme do grupo

Todo mundo provavelmente já viu Batman vs Superman, decidiu em que lado está na temível guerra entre os adoradores e os detratores do filme, e ajustou suas expectativas para o futuro da DC no cinema, certo? Então a hora é certa para falar um pouco de Liga da Justiça, filme reunindo os maiores heróis da DC contra uma ameaça ainda desconhecida – ou mais ou menos desconhecida, mas falaremos isso um pouco mais a frente no texto.

O que sabemos do filme da Liga até agora é muito pouco: para começar, apesar dos protestos e abaixo-assinados de alguns fãs, Zack Snyder retorna à direção depois de O Homem de Aço e BvS, e o filme será dividido em duas partes, a serem lançadas em 16 de Novembro de 2017 e 13 de Junho de 2019. A formação da Liga já está bem definida, obrigado. Além do Batman de Ben Affleck e do Superman de Henry Cavill (que deve se recuperar sim do fatídico final de BvS, embora ainda não saibamos bem como), teremos a Mulher-Maravilha de Gal Gadot, o The Flash de Ezra Miller, o Aquaman de Jason Momoa e o Ciborgue de Ray Fisher.

Todos esses heróis estão posicionados para ganhar filmes solos no futuro próximo, também. O da Mulher-Maravilha chega antes mesmo do primeiro Liga da Justiça, em 13 de Junho de 2017. The Flash (23 de Março de 2018) e Aquaman (27 de Julho de 2018) chegam no intervalo entre os dois filmes, e o Ciborgue estrela sua aventura solo no dia 09 de Abril de 2020.

A formação da Liga no filme espelha quase diretamente a que vemos desde 2011 no universo da DC. Reformulada depois de um evento que fez reboot na cronologia das histórias da editora, a Liga ainda conta, nos quadrinhos com Hal Jordan, um dos Lanternas Verdes que devem aparecer em Tropa dos Lanternas Verdes, marcado para 20 de Junho de 2020, e que portanto não deve se juntar à Liga ainda (uma aparição especial, quem sabe?).

Quer mais algumas curiosidades? Membros eventuais/coadjuvantes da atual Liga dos quadrinhos incluem Billy Batson, o adolescente que recebe a dádiva de poder se transformar em um super-herói com as habilidades de deuses e soldados gregos usando a palavra mágica Shazam! E adivinhem quem vai ganhar filme em 05 de Abril de 2019? Isso mesmo, Billy Batson!

Bem menos prováveis são as entradas de Lex Luthor e do Capitão Frio entre os membros da Liga da Justiça do cinema, como aconteceu nos quadrinhos recentemente após os vilões provarem seu valor ao ajudarem a Liga a derrotar o Sindicato do Crime, uma ameaça de outra dimensão. Exatamente, Lex e o Capitão Frio estão entre os “heróis” agora – embora as coisas não sejam tão preto no branco assim.

blackcanary

Durante a sua longa história nos quadrinhos, a Liga já teve tantos membros e diferentes encarnações que fica difícil de contas. Alguns dos mais proeminentes que ainda não vimos nos filmes, no entanto, são Ajax, o Caçador de Marte; o Gavião Negro e a Mulher-Gavião; e, claro, a Canário Negro (foto acima), que alguns rumores não muito fundados colocam como uma coadjuvante no filme da Liga, preparando terreno para uma aventura das Aves de Rapina, grupo de super-heroínas que ainda inclui Oráculo (pseudônimo de Barbara Gordon depois de abandonar o manto de Batgirl), Caçadora e Lady Falcão Negro, além da Mulher-Gato em algumas encarnações do grupo. As Aves colaboram eventualmente com o Asa Noturna, identidade secreta do ex-Robin Dick Grayson, outro personagem que reportadamente a DC quer trazer para o cinema no futuro, então quem sabe?

Mas e esse papo todo sobre Caixas Maternas e Darkseid, o super-vilão alienígena que é a versão hardcore da DC de um super-poderoso general/monarca de outra galáxia? Bom, ao que tudo indica a reunião da Liga da Justiça nos filmes pode seguir também a história que fez o grupo se formar nos quadrinhos, em 2011 – a descoberta de uma relíquia alienígena chamada Caixa Materna, um objeto com propriedades misteriosas que, entre outras coisas, libera os Parademônios, os soldados de Darkseid, que chega de seu planeta distante com intenções de conquistar a Terra à força.

Quem é Darkseid e a ameaça que ele representará para a Liga da Justiça

darkseid

As evidências nesse sentido se encontram na largamente odiada cena de pesadelo/delírio no deserto que Bruce Wayne tem em determinado momento da trama de Batman vs Superman. Na sequência, além de vermos vários parademônios, vemos também um enorme ômega (letra grega) desenhado no chão – e o ômega é tradicionalmente o símbolo do Darkseid. Além disso, nós vemos uma Caixa Materna durante a breve sequência em que Joe Morton aparece como o pai do Ciborgue tentando consertar os danos irreparáveis ao filho com partes biônicas, e falhando até a caixa se ativar e fazer o trabalho por ele. Então, sabemos que a origem do Ciborgue tem a ver com a Caixa Materna, e com a chegada de Darkseid – mas será que veremos a Liga batalhar o super-vilão já no primeiro filme?

Muita gente aposta que Darkseid só vá aparecer para valer, seguindo seus Parademônios, no segundo filme, de 2019, e que na sua primeira aventura a Liga vá enfrentar um vilão menor, mas igualmente problemático para o grupo de super-heróis – o Brainiac. Nada disso é oficial ainda, no entanto, visto que Snyder e a Warner não estão revelando muito.

Embora muitos tenham achado ousado da parte da DC já desaguar Batman vs Superman direto em Liga da Justiça, provavelmente a maior marca da editora, as coisas entram em perspectiva quando se considera a complexidade do universo da DC e as possibilidades que a Warner pode explorar no futuro, incluindo o multiverso, é claro, com a existência de muitas dimensões (e de diferentes versões da Liga da Justiça, incluindo uma igualmente famosa chamada Sociedade da Justiça da América).

Só o tempo dirá de que forma a parceria entre a Warner e a DC vai escolher explorar todas essas possibilidades, mas o terreno já está preparado.

Conheça os filmes da DC que vão suceder Batman vs Superman

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.